Descrição: Busto moldado em gesso, com execução volumétrica completa (vulto pleno), representando figura masculina.
Retrato de D. Carlos I, em idade adulta, de frente, olhando na mesma direcção, com cabelo curto, encaracolado, apartado à esquerda, recortando a orelha, com suiças, bigode de bicos retorcidos para cima e expressão grave.
Está fardado de general, com gola bordada, charlateiras, dragonas, banda e comenda das Três Ordens, e quatro outras condecorações, sendo a primeira da Torre e Espada.
Peça assente sobre peanha hexagonal.
Origem/Historial: No Inventário da Mobilia e outros objectos existentes nas Repartições da Câmara dos Dignos Pares do Reino e suas Dependências, datado de 1906 (Congresso da República, Direcção dos Serviços da Biblioteca e Arquivo, Sec. 20, Cx. 1, N.º 7), encontra-se referência a um busto de D. Carlos I, em gesso, exposto numa Sala de Espera (N.º 17 A), que poderá ser este, ou aquele que hoje tem o número de inventário MAR 62.
Incorporação: Fundo Antigo - Câmara dos Pares
Bibliografia
Inventário da Mobilia e outros objectos existentes nas Repartições da Camara dos Dignos Pares do Reino e suas Dependencias. Congresso da República: Direcção dos Serviços da Biblioteca e Arquivo, 1906
LEITÃO, Joaquim - O Palácio de São Bento. Lisboa: Assembleia Nacional, 1945, p. 82.
PAMPLONA, Fernando - Dicionário dos Pintores e Escultores Portugueses: Civilização Ed., 1987
SOARES, Ernesto; Henrique de Campos Ferreira Lima - Dicionário de Iconografia Portuguesa (Retratos de Portugueses e de Estrangeiros em Relações com Portugal). Lisboa: Instituto de Alta Cultura, 1960