Descrição: Busto moldado em gesso, de cor branca, com execução volumétrica completa (vulto pleno), representando cabeça feminina (República), jovem, voltada a três quartos para a direita e olhar ligeiramente para cima, sobre uma base quadrada com inscrição (5-10-1910).
Tem a cabeça parcialmente coberta com um barrete frígio e os cabelos longos e soltos pelos ombros. O rosto tem feições delicadas mas não demasiado finas, com os olhos grandes, bem abertos,... Ver mais apresentando uma expressão atenta e uma atitude decidida.
Assinado e datado na base.
Origem/Historial: No Catálogo do Museu da Assembleia Nacional, redigido pelo bibliotecário-arquivista Álvaro Neves entre 1940 e 1941, é feita referência aos Livros de Actas da Comissão Administrativa onde é mencionada a aquisição da obra: «Em 22 Setembro -1920 a Comissão Administrativa deliberou "adquirir um busto da República para a sala do Museu, o qual deverá ser o aprovado pela Câmara Municipal de Lisboa para o busto oficial da autoria do escult... Ver maisor Francisco Santos que será encarregado de o fazer das dimensões convenientes ao lugar a que se destina em barro para depois se fundir em bronze." [Acta 56] Três meses depois "mandou-se" fundir em bronze. [Acta 61, de 3 de nov.º]».
A maquete original do Busto da República, a partir da qual foi feita esta cópia, foi apresentada no concurso organizado pela Câmara Municipal de Lisboa, com juri composto por arquitectos e presidido pelo mestre Abel Botelho, com vista a eleger o busto oficial da República Portuguesa. Foi seleccionada entre as propostas de Simões de Almeida (sobrinho) - classificada em 2º lugar - e Júlio Vaz Júnior - colocada na 3ª posição.
Foi amplamente replicada, sendo que esta cópia veio a ser adquirida para decorar a sala do Museu da Assembleia Nacional, depois de reajustada a sua escala.
Este objecto está relacionado com os seguintes objectos (2.0):
Nº de inventário: ; Denominação: Busto da República (de Costa Mota, sobrinho); Localização: Câmara Municipal de Lisboa(?)
Nº de inventário: ; Denominação: Busto da República (de Júlio Vaz); Localização: Câmara Municipal de Lisboa (?)