Descrição: Pedra de armas com brasão coroado de D. Manuel de Moura Corte-Real, 2º Marquês de Castelo Rodrigo. Brasão esquartelado: no quadrado superior do lado direito apresenta sete castelos, três em linha e mais dois de cada um dos lados, que simbolizam as armas dos Mouras; no quadrado do lado direito seis costas de prata postas 2, 2 e 2, e firmadas nos flancos; acima chefe de prata carregado de uma cruz solta nos flancos. Este conjunto simboliza as armas dos Corte-Real.
Na parte inferior dois quadrados incompletos terminados em curva, sendo os que estão em diagonal com os superiores preenchidos respectivamente por armas dos Mouras e dos Corte-Real.
O conjunto é encimado por coroa de marquês.
Origem/Historial: Pedra de armas retirada da cripta dos Moura Corte-Real, Marqueses de Castelo Rodrigo, situada sob o jardim do Palácio de S. Bento (antigo Mosteiro de São Bento da Saúde) e redescoberta em 1939.
Incorporação: As pedras de armas foram retiradas do interior da cripta imediatamente antes das obras do seu entulhamento e terraplanagem do jardim, feitas apressadamente antes da sessão de abertura da Assembleia Nacional em 1940, para que o local pudesse ser usado como estacionamento das viaturas dos convidados.
Bibliografia
Parra da Silva, Teresa - Peça do Mês, Abril 2013- "Cripta"