Técnica: pintura de esmaltes policromos e douradura sobre o vidrado
Dimensões (cm): Alt. 11 x Diâm. base - 8,2 ; borda superior - 7,4
Descrição: Recipiente para queimar ervas aromáticas, em forma de pequena caixa troncocónica e tampa perfurada, de porcelana de pasta dura coberta exteriormente na totalidade com esmaltes sobre o vidrado no estilo "Ko-Kutani". Marcado na base.
O corpo é revestido de esmalte negro coberto por pontilhado azul-turquesa, sobre o qual se destaca em esmalte dourado a decoração "Karakusa" de enrolamentos de gavinhas e pequenas folhas, assimétrica e pontuada por crisântemos. Junto à base tem cercadura vermelho ferro com folhas lanceoladas douradas, assenta em três pequenos pés trapezoidais, dourados. A tampa, com decoração idêntica e orla vermelho ferro com pontos dourados, tem pomo dourado e três aberturas ovais. O interior não é vidrado.
Origem/Historial: A porcelana "Kutani" surgiu no Japão em meados do séc. XVII, na vila de Kutani, sob o patrocínio do clâ Daishoji, extinguindo-se no início do século seguinte. A produção caracterizava-se por revestimentos de esmaltes policromos de cores fortes e brilhantes sobre fundos de padrões intrincados.
Foi retomada a produção no estilo "Kutani" no início do séc. XIX, com idênticas características, na província de Kaga. A produção industrializada conquistou os mercados europeu e dos Estados Unidos da América no final do séc. XIX e início do séc. XX, sobretudo com peças com a decoração denominada "Akae": revestimento total da superfície em esmalte vermelho com profusa decoração de ornamentos dourados. Novas técnicas, novas formas e novas decorações desenvolvidas pelos artesãos permitiram renovar a produção, actualizando-a mas mantendo as características: decoração esmaltada em cores fortes sobre o vidrado, com fundo de padrão de pequenos motivos, contrastando com motivos dinâmicos pintados em esmaltes de outra cor.
Incorporação: Oferta ao PAR pelo Presidente da Câmara dos Conselheiros da Dieta do Japão, Yutaka Inoue, na visita à AR, 6.9.2001.
Centro de Fabrico: Província de Kaga
Bibliografia
Parra da Silva, Teresa - Ficha de Peça do Mês, Julho 2018