Descrição: Missal da liturgia católica romana com encadernação inteira, original, em marroquim com ferros dourados na capa e contracapa em malha de losangos, em cujo interior se inscreve uma flor-de-lis, com cercadura de concheados e motivos vegetalistas, ao centro brasão das armas reais portuguesas. Lombada com cinco nervuras e florões. As guardas são em papel marmoreado, corte das folhas brunido a ouro com motivo longitudinal ondulado intercalado por flores-de-lis e com grinaldas de óvulos nas orlas. Marcadores de tecido de diferentes cores.
Folha de rosto com título e, na parte inferior, gravura da Adoração do Santíssimo e identificação da impressora, local e data (Antuérpia, Tipografia Plantiniana, 1757). Texto em latim inserido em esquadria dupla a negro, impresso a negro e vermelho em duas colunas, com iniciais a vermelho e capitulares a negro, inseridas em quadrados com cenas religiosas, paginação em numeração árabe e romana. Inclui tábuas das festas móveis de 1757 a 1796 e gravuras de página inteira, sem subscrição, associadas às festividades litúrgicas da Anunciação a N.ª Senhora (p.1), Nascimento de Jesus e Adoração dos Pastores (p.20), Adoração dos Reis Magos (p.46), Crucifixão (p.284), Ressurreição (p.298), Ascensão de Cristo (p.322), Pentecostes (p.334), Aparecimento de Cristo em Emaús(p.352), Assunção de N.ª Senhora (p.550), Adoração da Santíssima Trindade pela Corte Celestial de Anjos e Santos (p.606). O texto é intercalado por partituras de cânticos de tetragrama vermelho e notações quadradas a negro nas pág.151, 188, 191, 194/5, 198/207, 221/229.
A esta obra foram acrescentados três corpos de texto, de muito menor dimensaõ: "Missae Propriae Sanctorum Hispaniorum", impresso na mesma tipografia em 1761 e com gravura no frontispício de São Tiago combatendo os mouros, "Missae Propriae Sanctorium Trium Ordinum Fratum Minorum S.P.N.Francisci", impresso em 1738 na mesma tipografia e com gravura de S. Francisco no frontispício e "Missae Speciales pro patriarchatu Lisbonensi", sem data e sem identificação de impressão.
Este Missal foi utilizado nas cerimónias de juramento dos Pares do Reino.
Origem/Historial: Missale Romanum - sobre o qual os Pares do Reino faziam o juramento.
Incorporação: Fundo Antigo - Câmara dos Pares
Centro de Fabrico: Antuérpia
Bibliografia
Parra da Silva, Teresa -Peça do Mês, Dezembro 2014
Exposições
Exposição do 75º Aniversário do Centro Português de Vigo
Vigo - Espanha
1/3/2002 a 20/3/2002
Exposição Física
"Res Publica - Cidadania e Representação em Portugal - 1820-1926"