Descrição: Composição cenográfica da Natividade de Jesus, de formato semicircular, em madeira revestida de pequenas placas de madrepérola em tons irisados de azul acinzentado para a gruta, branco para as figuras e ornatos vegetalistas das cercaduras exteriores, pontuados pela sobreposição de pérolas brancas.
A cena é representada num estábulo de acordo com a descrição do Evangelho de São Lucas (LUCAS 2:7-19), distribuindo-se as figuras, de madrepérola recortada e com gravação incisa, em quatro níveis.
A figuração estereotipada reproduz os intervenientes que fazem parte, desde o século IV e por incorporação posterior aos Evangelhos, da representação plástica da Natividade com a sua simbologia própria, numa época em que a catequização dos crentes se fazia sobretudo pela imagem: Jesus, Maria e José, os anjos, a vaca, os pastores, a estrela de Belém, os Reis Magos. Através deles se revela o Mistério da Encarnação, o nascimento de um Menino que, pelo seu carácter divino, é o Rei dos reis.
Ao centro Jesus numa manjedoura, ladeado por Nossa Senhora e São José (respectivamente à esquerda e à direita do observador), ladeados cada um por dois pastores, cena encimada por dois anjos ajoelhados em adoração, colados na parte superior do interior da gruta. Num segundo nível, à direita a vaca acocorada, no terceiro nível dois Reis Magos, um de cada lado, e no quarto nível, o mais próximo do espectador, uma figura que parece ser um cão de pé e duas ovelhas acocoradas. A rematar superiormente a representação, a estrela de Belém, com cinco pontas. É de salientar que o jumento não está representado.
A entrada da gruta é assinalada pela sobreposição de quatro flores de madrepérola branca, cada uma com uma pérola branca ao centro, e por uma cercadura também de madrepérola branca recortada e vazada com pequenos óvulos horizontais. Ornatos que se repetem no semi-círculo exterior com pequenas pérolas brancas intercaladas com as flores sobrepostas. A esta cercadura segue-se outra em trifólios unidos por arcos pontuados por uma elevação central com uma pérola, cuja união é assinalada por pequenos quadrados rodados de madrepérola azul acinzentado, aos quais se justapõe uma pérola em cada um.
Presépio em trabalho artesanal característico das comunidades cristãs da Palestina destinado a venda aos peregrinos.
Incorporação: Oferta ao PAR, António Almeida Santos, pelo Presidente da Autoridade da Palestina, Yasser Arafat, por ocasião da sua visita à AR, em 1.07.1999.
Centro de Fabrico: Palestina
Bibliografia
Parra da Silva, Teresa - Peça do Mês, Dezembro 2013