Descrição: Pintura a óleo sobre tela retangular disposta na vertical, integrada em moldura dourada simples.
Composição pictórica tendencialmente simétrica, construída em pirâmide ao jeito renascentista, com 5 figuras femininas num espaço arquitetónico de interior com chão de pedra enxequetado (preto e branco com gregas rosa) que se abre para um exterior de paisagem.
No eixo central da composição, em plano recuado, vê-se uma figura feminina adulta envergando toga clássica branca, calçando sandálias de enfiar no dedo, com cabelo castanho apanhado, diadema dourado, coroa de louros, segurando na mão direita as armas portuguesas (brasão com as 5 quinas e seis castelos) e um ramo de oliveira na mão esquerda. Está sentada num trono de pedra elevado sobre três degraus e esculpido com motivos arquitectónicos (colunas com fuste canelado, capitel jónico e arco de volta perfeita), de costas subidas funcionando visualmente como "drap d'honneur", com a palavra «PATRIA» em baixo relevo simulado por "tromp l'oeil" .
Num plano mais próximo e de cada lado vêm-se duas figuras femininas adultas em pé. À esquerda, uma está de costas, tem o rosto de perfil, enverga toga roxa-azulada com gola debruada dourado e manto lilás, tem elmo dourado na cabeça, empunha uma palma na mão direita e um pilo romano na mão esquerda (alegoria bélica correspondente à deusa grega Atena); a outra, parcialmente tapada pela anterior, enverga toga bege, calça sandália vermelha de enfiar no dedo, tem o cabelo apanhado com fita verde e segura uma paleta com pincéis e compasso na mão esquerda (alegoria às Artes - Pintura e Arquitectura). À direita, uma está de perfil, enverga toga encarnada com gola debruada a verde e manto da mesma cor, calça sandália castanha de enfiar no dedo, tem o cabelo apanhado coroado de espigas com papoilas, empunha uma palma e flor rosa na mão direita e carrega molho de espigas debaixo do braço esquerdo (alegoria à Agricultura correspondente à deusa romana Ceres); a outra, parcialmente tapada pela anterior e inclinada para a frente, enverga toga rosa com gola debruada a roxo, calça sandália rosa de enfiar no dedo, tem o cabelo apanhado com fita rosa e segura uma coroa de louros na mão esquerda (parece fazer menção de depô-la ao pés da figura central - alegoria à vitória).
Assinado e datado: «Carlos Reis / 1935».
Origem/Historial: Pintura encomendada ao autor para figurar na parede da Presidência da Sala das Sessões da Câmara Corporativa. Processo de encomenda conduzido pelo Engenheiro-Delegado Leal de Faria, em 1934, na Direcção-Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN-ED 125 / PTs 20 e 21 /DSARH / Palácio de S. Bento).
Vide fotografia publicada na primeira página do jornal O Século, 8 de Janeiro de 1935, reproduzida no campo «Documentação Associada» da presente ficha de inventário.
Incorporação: Aquisição ao autor.
Bibliografia
FRANÇA, José-Augusto - O Palácio de S. Bento. Lisboa: Assembleia da República, 2000
LEITÃO, Joaquim - O Palácio de São Bento. Lisboa: Assembleia Nacional, 1945, p. 82.