Ficha de Inventário

Congresso da República - Senado (Salão de Conferências)

  • Museu: Museu da Assembleia da República
  • Nº de Inventário: MAR 1316
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Fotografia
  • Autor: J. Fernandes (act. 1898-1920?) (Fotógrafo)
  • Datação: 1914
  • Suporte: Papel de fotografia mate.
  • Técnica: Fotografia; colagem; gravação.
  • Dimensões (cm): Alt. 22 x Larg. 28
  • Descrição: Fotografia a preto e branco, impressa sobre papel mate rectangular e disposto na horizontal, cortado e aparado, colado em cartolina de cor verde. Reprodução fotográfica documental de trecho do interior arquitectónico de uma sala (Salão de Conferências da Sala do Senado - actual Sala D. Maria), com perspectiva descentralizada, abrangendo o canto formado pelas paredes esquerda e de ingresso. Em cima, num centro ligeiramente deslocado para a esquerda, vê-se o canto do tecto com moldura hexagonal encastrada, na qual se destaca uma pintura com figura feminina de pé, em posição frontal, togada, com capa escura e círio na mão direita. De cada lado está uma cartela decorada com ornatos vegetalistas e conchados e, mais à direita, parte da moldura circular de uma outra pintura em tondo. Do tecto pende um lustre de metal e vidro, com 4 braços recortados e vazados em ornatos vegetalistas e volutas, terminados por lumes em forma de vela. Junto ao tecto, a largura visível das paredes é percorrida por um friso decorado com motivos geométricos circulares que encerram florões, intercalados com pequenos motivos florais e encimado por filete de óvalos. Abaixo deste, as paredes são decoradas com pintura simulando grandes placas de mármore com molduras adossadas, tendo no seu interior outras molduras com retratos em pintura de cavalete. Na parede esquerda surge uma moldura circular com retrato de homem (Conselheiro Luís Bívar) em busto, a três quartos para a esquerda, em idade avançada, muito calvo, com os poucos cabelos e a barba brancos, o sobrolho carregado, expressão austera, vestindo sobretudo escuro abotoado e camisa de colarinho subido, fechado por lenço. Junto ao canto está uma porta fechada com reposteiro aveludado de cor escura, em jeito de pano de cena caído, com sobreporta decorada com ornatos vegetalistas em torno de um escudete liso. Na parede direita, inscrito no primeiro pano de parede e encastrado numa moldura oval adossada e ornada de volutas e motivos vegetalistas, vê-se outro retrato masculino (Barjona de Freitas) em busto, a três quartos para a esquerda, em idade madura, um pouco calvo, com cabelos e bigode grisalhos, expressão séria, vestindo sobretudo escuro abotoado, com insígnia na lapela e camisa de colarinho subido, fechado por laço. Á direita deste, num pano de parede com maiores dimensões, está um retrato régio feminino (D. Maria II), de corpo inteiro a três quartos para a direita, em idade adulta, de cabelo apanhado atrás e coroado, esboçando sorriso, trajando de tecido acetinado claro, com decote abrindo na largura dos ombros, cruzado por Banda das Três Ordens, mangas em balão pelo cotovelo, saia larga e comprida, com barra alta e caindo em grandes pregas, pulseira no braço direito caído e mão esquerda apoiada sobre um livro numa mesinha onde se vê um busto masculino esculpido, em meia idade, barbado, com dólmen e dragonas. Mais à direita, num outro pano de parede, vislumbra-se parte de uma moldura semelhante à do retrato masculino anterior. Ao nível do rodapé alto, também decorado com pintura simulando marmoreados, 3 bustos masculinos esculpidos e alteados em peanhas pontuam o canto e as junções dos panos de paredes. O do canto retrata um homem em idade madura (Duque de Loulé), de avançada calvície e restante cabelo ondulado, penteado para os lados, com matacões e bigode farto, com dólmen cruzado por Banda e dragonas nos ombros. Á sua direita está outro busto de homem em idade adulta (Fontes Pereira de Melo), de cabelo apartado ao meio e bigode, com dolmene Banda. Á direita deste está um outro de homem em idade madura, com matacões e dólmen cruzado por Banda. A sala está mobilada com 2 sofás (junto às paredes), 2 cadeirões (junto às paredes) e 1 borne (ao centro) estofados em veludo escuro, com capitoné nas costas, braços recortados, franjado no saial e pregaria fina; um bufete com torcidos, tremidos e bolachas, sobre o qual se vê um tinteiro de cristal e prata e respectiva cadeira de espaldar alto, cachaço curvo, couro lavrado com motivos vegetalistas e pregaria larga; e 5 cadeiras de estilo vitoriano estofadas de veludo escuro no assento e costas, com cachaço recortado, vazado e entalhado com motivos vegetalistas e zoomórficos, também com torcidos, tremidos e bolachas . O chão da sala é em parquet de madeira com quadrícula compósita de quadrados apoiados no vértice. Na cartolina: em cima e ao centro, gravado a ouro: «Congresso da República / SENADO / (SALÃO DE CONFERÊNCIAS)» e em baixo, à esquerda, também gravado a ouro: «J.Fernandes / Phot. / LISBOA / R. do Loreto 43, 1º».
  • Incorporação: Fundo Antigo

Multimédia

  • 3361.jpg

    Imagem
  • MAR_Agosto2012.jpg

    Imagem