Descrição: Busto esculpido em mármore branco, com execução volumétrica completa (vulto pleno), com base decorada com baixo-relevo e assente sobre peanha de mármore negro, representando figura masculina.
Retrato do Duque de Loulé, em meia idade, de frente, olhando em frente, com cabelos curtos, ligeiramente ondulados, penteados para a esquerda, por cima da orelha, denunciando princípios de calvície na fronte, rosto com bigode largo de pontas retorcidas e apontamento de barba abaixo do lábio inferior, e expressão serena, algo distante. Veste camisa de colarinho redondo subido e fechado por laço, colete fechado e casaco de gola dupla.
Inscrição com letras pintadas na base: «DUQUE DE LOULÉ».
Inscrição esculpida na peanha: «VOTADO EM SESSÃO DE / 3 DE JANEIRO DE 1876».
Assinado no verso da peça «Calmels 1887».
Origem/Historial: A execução do busto foi votada na sessão da Câmara dos Dignos Pares do Reino de 3 de Janeiro de 1876.
Foi feita referência à execução a 21 de Janeiro de 1876, na Acta N.º 114 da Comissão Administrativa, no sentido de se tomar a decisão sobre o escultor a contratar.
Foi feita nova referência à peça a 22 de Abril de 1876, na Acta N.º 116 da mesma Comissão, designando o escultor Anatole Calmels como artista escolhido para execução do busto, determinando a sua colocação na Sala das Sessões da Câmara dos Pares antes do mês de Janeiro de 1877.
Foi feita outra referência à peça a 18 de Agosto de 1876, na Acta N.º 118 da mesma Comissão, referindo a solicitação de pagamento das primeiras prestações pelo próprio escultor Calmels.
Incorporação: Votado em sessão de 3 de Janeiro de 1876.
Bibliografia
CONSTÂNCIO, Diogo Augusto de Castro - Acta N.º 114 da Comissão Administrativa. Lisboa: Palácio das Cortes, 21 de Janeiro 1876
CONSTÂNCIO, Diogo Augusto de Castro - Acta N.º 116 da Comissão Administrativa. Lisboa: Palácio das Cortes, 22 de Abril de 1876
SEQUEIRA, Joaquim Luíz de - Acta N.º 118 da Comissão Administrativa. Lisboa: Palácio das Cortes, 18 de Agosto de 1871