Ficha de Inventário

Alegoria à Ciência, às Artes e à Indústria

  • Museu: Museu da Assembleia da República
  • Nº de Inventário: MAR 2135
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Artur Alves Cardoso; (Pintor(a)) Acácio Lino (Pintor(a))
  • Datação: 1924
  • Suporte: Tela de algodão.
  • Técnica: Óleo sobre tela.
  • Dimensões (cm): Alt. -
  • Descrição: Tela rectangular disposta na horizontal. Composição pictórica delimitada por forma trapezoidal (semicircular côncava nas partes superior e inferior, recta nos lados, estreitando no topo e alargando na base), indicando a adaptação da obra a uma estrutura prédefinida (cartelas do tecto). O fundo recria um trecho de paisagem com motivos arquitectónicos clássicos ao fundo (possivelmente um templo com colunas de ordem jónica) em tons de pastel. No centro da composição estão três figuras humanas no cimo de um plinto (ou degrau?) e outras duas por detrás daquelas: um homem à direita com uma jovem atrás, uma mulher à esquerda com um homem atrás e uma crinça entre os dois primeiros. O homem, sentado, de tronco nu e pernas cobertas por um manto vermelho à cintura, está representado de frente para o espectador, a três quartos para a esquerda, coroado, segura uma paleta na mão esquerda e um pincel na mão direita, e tem um pote com pincéis a seu lado, em baixo. Atrás de si uma figura feminina jovem , de pé, em pose estática, de frente para o espectador, com a cabeça voltada a três quartos para a direita e com o braço esquerdo levantado e a apontar nessa direcção. A mulher, sentada, de tronco nu e pernas descobertas, com um manto azul à cintura e sobre as pernas, está representada de frente para o espectador, a três quartos para a direita, coroada, tem um objecto dourado (possivelmente um globo) na mão esquerda e olha para o homem. Atrás de si um homem, de pé, em tronco nu. Entre as duas personagens centrais está uma criança nua sentada, olhando para baixo, tendo junto a si supostamente uma lira. Assinado e datado no canto inferior direito.
  • Origem/Historial: Em Fevereiro de 1921, a Comissão Administrativa do Congresso da República convidou Artur Alves Cardoso para decorar os três espaços entre as nervuras do intradorso do Hemiciclo. O pintor deveria contar com a colaboração de José Malhoa e Carlos Reis, mas como estes artistas acabaram por declinar foi Acácio Lino de Magalhães quem lhe deu apoio até à conclusão da empreitada, em 1924. O pagamento das três pinturas foi de 75.000$00, efectuado em três prestações. In Álvaro NEVES, 1940, pp. 11 e 12.
  • Incorporação: Encomenda ao autor

Bibliografia

  • NEVES, António Álvaro G. Soares - Catálogo do Museu Histórico-Bibliográfico privativo da Assembleia Nacional. Lisboa: Assembleia Nacional, Policopiado, 1940-1941