Descrição: Réplica de placa de pedra 2/30 achada por Petar Dorcie em 1851, em Jurandvor, de forma rectangular, de cor bege, com ornamentos vegetalistas na parte superior e na parte inferior um conjunto de caracteres antigos da Croacia.
Origem/Historial: Petar Dorcie, um padre croata, descobriu a pedra original no chão da antiga igreja romanesca de St. Lucija, em Jurandvor, próximo da ilha de Krk, em 1851.
O texto inscrito preservado era suficientemente longo para se tornar uma valiosa fonte de informação respeitante ao desenvolvimento dos escritos de glagoljica, bem como da língua croata. Isto confirma a existência de "Croatia" desde tempos remotos, mensionando o rei Zvonimir e mostrando a parte setentrional do seu domínio na ilha de Krk.
O texto foi parcialmente decifrado em 1865, mas só totalmente entendido em 1875. Inicialmente foi assumido que possuia alguma mensagem secreta, mas subsequentemente tornou-se claro que descreve um presente do Rei Zvonimir à igreja de St. Lucija. Para além de outras coisas, o texto lista testemunhos da apresentação do presente, bem como do ano em que a igreja foi construida. O pedaço de pedra original data do ano 1000.
A histórica relíquia permaneceu no local onde foi encontrada até 1934, altura em que foi levada para a Academia de Arte e Ciência em Zagreb, por questões de segurança. No seu local original (igreja de St. Lucija) em Jurandvor foi erguida uma réplica convincente.
(informações retiradas do website: http://www.appleby.net/islands/plocaframe.html)
Incorporação: Oferta ao PAR, Dr. Mota Amaral, por Vladimir Seks, Presidente do Parlamento Croata