Descrição: Busto esculpido em mármore de Carrara, de execução volumétrica completa (vulto pleno), com soco e base circular, representando figura masculina.
Retrato de Manuel da Silva Passos, em idade adulta, apresentado de frente, com cabelo de comprimento médio, ondulado, apartado à esquerda e puxado para trás, cobrindo parte das orelhas, rosto ovalado, com suiças, sobrancelhas fartas, olhos amendoados, nariz largo e expressão afável, esboçando ligeiro sorriso.
Veste camisa de colarinho redondo e subido, fechado por laço, colete fechado e casaco.
Apresenta legenda em placa dourada com identificação do retratado: «PASSOS MANUEL - 1801.1862 - PARLAMENTAR E FUNDADOR DA BIBLIOTECA DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA». (sic fundador da Biblioteca das Cortes)
Origem/Historial: «A Passos Manuel se deve a antiga Biblioteca das Cortes (actual Bibiloteca da AR) cuja criação assinala este busto, colocado por deliberação tomada na sessão de 20 de Janeiro de 1862 da Câmara dos Deputados, por proposta de Mendes Leal, em honra do seu fundador, deputado e orador da ala esquerda do liberalismo.
Ministro do Reino e figura preponderante do governo saído da Revolução de Setembro, realizou intensa obra no domínio educação promovendo a reforma do ensino com a criação de liceus, conservatórios, escolas politécnicas e academias.»
in Paula Mesquita dos SANTOS - As Belas Artes do Romantismo em Portugal, catálogo de exposição do Museu Nacional dos Reis, IPM, Ministério da Cultura, Lisboa, 1999, pp. 158 e 159.
Incorporação: Aquisição ao autor
Bibliografia
LEITÃO, Joaquim - Livros de S. Bento - Memória. Lisboa: Lisboa Ocidental-Imprensa Nacional, 1936
VÁRIOS - "As Belas Artes do Romantismo em Portugal". Lisboa: IPM, MCultura, 1999