Descrição: Gravura a preto e branco sobre papel retangular, disposto na vertical. No eixo central da composição está retratado do Rei D. Fernando II, em idade adulta, a meio corpo, em pé, a três quartos para a esquerda, com o braço direito para baixo (visível até ao cotovelo) e o esquerdo fletido, com a respetiva mão quase fechada, estando o dedo polegar metido no bolso do colete. Olha em frente, tem o rosto ovalado, com bigode farto, de pontas reviradas para cima, e pêra comprida, de cor escura, expressão séria, olhando em frente, o cabelo escuro, curto, com ondas largas, penteado para trás na testa, acentuando a altura da testa, e nos lados, tapando a orelha. Tem constituição normal, veste terno composto por casaco escuro de gola com bico duplo, cintado com pinças, e 1 botão visível, aberto, colete escuro de gola com bico duplo, com 5 botões, fechado, camisa clara de colarinho liso e subido, com lenço escuro às pintas claras (as calças não são visíveis).
Fundo branco com projeção de sombra atrás do retratado.
Inscrição em baixo, ao centro (impressa): «S. M.ELREI D. FERNANDO II.»
Inscrição mais abaixo, também ao centro (impressa): «O Diario Popular dá uma ou duas vezes por mez aos seus assignantes / gravuras como esta ou melhores.»
Selo branco no canto superior esquerdo, com coroa encimada por Cruz, rebaixada por sequência encadeada de A maiúsculos e rematada na base por filactera semicircular.
Inscrição no canto inferior esquerdo, no verso: «187/667.gr»
Origem/Historial: Este objeto está relacionado com outra gravura com número de inventário MAR 3030.
Incorporação: Oferta por intermédio do Secretário da Assembleia Nacional, Dr. Joaquim Leitão.