Descrição: Gravura a preto e branco sobre papel retangular, disposto na vertical. No eixo central da composição está retratada a Rainha D. Maria Pia de Saboia, em idade adulta, a meio corpo, aparentemente sentada, a três quartos para a direita, com os braços para baixo (visíveis até aos pulsos), descansando, possivelmente, sobre o colo. Olha em frente, de forma indireta e algo vaga, tem o rosto ovalado largo, expressão serena, o cabelo escuro, comprido, com ondas largas, apartado ao meio e apanhado atrás. É magra, veste vestido com corpete muito justo, fechado com 5 botões visíveis, mangas largas, punhos arrendados e laço arrendado, de pontas compridas e caídas, ao pescoço.
Fundo branco com projeção de sombra atrás da retratada.
Inscrição em baixo, ao centro (impressa): «D. MARIA PIA DE SABOYA / Rainha de Portugal..»
Inscrição mais abaixo, também ao centro (impressa): «O Diario Popular dá uma ou duas vezes por mez aos seus assignantes / gravuras como esta ou melhores.»
Selo branco no canto superior esquerdo, com coroa encimada por Cruz, rebaixada por sequência encadeada de A maiúsculos e rematada na base por filactera semicircular.
Inscrição no canto inferior direito, no verso (manuscrita posteriormente a lápis de carvão): «183/467-gr.»
Incorporação: Oferta por intermédio do Secretário da Assembleia Nacional, Dr. Joaquim Leitão.