Técnica: Litografia a preto e branco sobre papel, realçada a branco
Dimensões (cm): Alt. 27,4 x Larg. 33
Descrição: Gravura a preto e branco, realçada a branco, sobre papel retangular, disposto na horizontal. Composição com esquadria dupla, tendo no eixo central retratado o Barão da Folgosa no leito de morte, em idade adulta, a meio corpo, deitado numa cama (aparentemente com dossel acetinado e com lençóis brancos cobertos por colcha escura, decorada com motivos florais), de lado, da direita para a esquerda, com a cabeça mais elevada que o corpo, sobre 3 almofadas e com a mão direita a apoiá-la, tapado até ao queixo. Tem os olhos fechados, como se dormisse, o rosto ovalado, de ossatura marcada, macilento, com barba "de 3 dias", expressão adormecida, cabelo escuro, muito curto, e avançada calvície. Fundo com dossel pregueado (?) na metade esquerda da composição, abrangendo a parte detrás da cabeça e tórax do retratado, e liso (com parede?) na metade direita. No primeiro plano estão as almofadas, os lençóis e a colcha.
Inscrição abaixo da esquadria, à esquerda (impressa): «S.ta Barbara lith.», e à direita (impressa): «Lith. R. nova [sic. Nova] dos Martyes N.º 12 a 14. Lx.ª», e em baixo, ao centro (impressa): «BARÃO DA FOLGOSA. / Mandado tirar, por sua ordem, em 26 de Junho de 1848, 14 dias antes do seu fallecimento.»
Selo branco no canto superior esquerdo, com coroa encimada por Cruz, rebaixada por sequência encadeada de A maiúsculos e rematada na base por filactera semicircular.
Incorporação: Oferta por intermédio do Secretário da Assembleia Nacional, Dr. Joaquim Leitão.