Técnica: Litografia a preto e branco sobre papel, realçada a branco
Dimensões (cm): Alt. 36,6 x Larg. 24,3
Descrição: Gravura a preto e branco, realçada a branco, sobre papel retangular, disposto na vertical. No eixo central está retratado o Barão da Folgosa, em idade adulta, a meio corpo, de frente, com os braços para baixo (até à altura dos cotovelos). Olha de frente para o espectador, tem o rosto ovalado, com barba "à passa piolho" muito clara, expressão serena, algo melancólica, o cabelo muito escasso, escuro, curto, penteado para os lados, acentuado a muito avançada calvície e recortando a orelha. Tem constituição normal, tendencialmente magra, veste casaco escuro, fechado com dupla fileira de 3 botões visíveis e camisa clara, de colarinho subido, fechado, com laço escuro (as calças não são visíveis).
Fundo claro, com sombreado atrás do retratado.
Inscrição abaixo do retratado, à esquerda (impressa): «Lith. R. nova [sic Nova] dos Martyres n.º 12 a 14 Lisboa», à direita (assinatura impressa): «Santa Barbara», em baixo, ao centro (impressa): «BARÃO DA FOLGOSA.», mais abaixo desta (assinado posteriormente pelo retratado): «B. da Folgoza», e ainda mais abaixo (impressa): «Mandado extrahir do Daguerreotypo por sua saudosa filha / D. Julia Sophia Brandão e Souza. / 15 de Julho de 1848»
Selo branco no canto superior esquerdo, com coroa encimada por Cruz, rebaixada por sequência encadeada de A maiúsculos e rematada na base por filactera semicircular.
Incorporação: Oferta por intermédio do Secretário da Assembleia Nacional, Dr. Joaquim Leitão.