Descrição: Estampa a preto e branco sobre papel de jornal retangular, disposto na vertical, colado posteriormente sobre cartão liso. Composição figurada com esquadria. No eixo central da composição está retratado o futuro Rei D. Carlos, em idade adulta, a meio corpo, de pé, em contraposto sobre a perna direita, a três quartos para a esquerda, com os braços para baixo, segurando um capacete militar na mão direita, descalça, e punho de espada embainhada na mão esquerda, enluvada.
Olha em frente, tem o rosto arredondado, com bigode de guias levantadas, expressão solene, o cabelo claro, curto, encaracolado, penteado para a direita (sem risco).
É magro, veste farda de militar, com dolman abotoando verticalmente, ao meio do peito, com repetição de botões laterais, gola subida, (divisas de fitas impercetíveis), 2 bandas cruzando o peito (sendo a da esquerda mais escura e a da direita mais clara), 1 insígnia radiada (de centro não visível) no seu lado esquerdo do peito, punhos com galão e canotilho, calças justas escuras, com debrum lateral e botas de montar com cano alto e fivela lateral.
Fundo de interior palaciano, com arquitetura eclética (Romantismo), reposteiro adamascado à esquerda, arrastando pelo chão até à metade direita da composição e tapeçaria com motivos florais geometrizantes.
Inscrição no canto inferior direito (assinatura impressa): «PASTOR»
Inscrição em cima, na margem colada (impressa): «SUPPLEMENTO AO N.º 1 e 2 - Janeiro de 1888»
Verso com recorte de jornal, colado de forma invertida.
Origem/Historial: Estampa publicada num suplemento de jornal, aos N.os 1 e 2 de Janeiro de 1888, posteriormente recortados e colados com o cabeçalho «SUPPLEMENTO AO N.º 1 e 2 - Janeiro de 1888»
Incorporação: Oferta por intermédio do Secretário da Assembleia Nacional, Dr. Joaquim Leitão.