Descrição: Fotografia a preto e branco, impressa sobre papel mate retangular e disposto na vertical, cortado e aparado, colado em cartolina de cor verde.
Reprodução fotográfica documental de um grupo escultórico (desenhado por Anatole Calmels e entalhado por Leandro Braga) aplicado numa parede e de parte de uma mesa presidencial (Sala do Senado).
Ao centro observa-se um grupo escultórico desenhado pelo escultor Anatole Calmels e esculpido pelo entalhador Leandro Braga em madeira de cedro, com execução volumétrica parcial, formando dossel para pintura e representando duas figuras flanqueando um retrato régio.
Ambas as figuras são masculinas, adultas, estão nuas, de frente, a 3/4 para o centro da composição, em pé, vistas de corpo inteiro, olhando a 3/4 para baixo. A expressão de ambos é serena, têm os cabelos curtos, ondulados, apartados ao meio e com uma chama dourada acima da testa, têm grandes asas saindo da zona dorsal (génios alados da Realeza e da Justiça), têm panejamentos diáfanos passando pelos ombros esquerdos, dando a volta pelas costas e vindo cobrir as partes pudendas.
Ambos parecem voar em simetria lateral, carregam ceptros nas mãos opostas e, com as mãos próximas, seguram a parte superior do dossel, em forma de drap d'honneur simulando manto de arminho que se estende, caindo em pregas, pela metade inferior da composição escultórica. No centro vê-se um reposteiro retangular com pregueado de alto a baixo, parecendo tapar alguma decoração ou preencher uma lacuna (retrato régio de D. Luís, pelo pintor José Rodrigues). O conjunto é encimado pelo escudo de armas português, em relevo e policromado, integrado em meia esfera armilar, insígnia do republicanismo nacional.
O fundo onde surge o grupo escultórico é composto por uma parede com sanca decorada por denticulado e percorrida por friso de volutas de folha de acanto interrompido por 5 cabeças masculinas híbridas antropomórficas e vegetalistas (Green Men) e por meia pilastra, de cada lado, com capitel compósito (acantos e volutas), fuste liso e base dupla.
Em baixo, num plano mais próximo, vê-se parte de uma mesa (Mesa da Presidência), com candeeiros nos extremos, tendo estes vários lumes imitando velas, fuste de forma humana feminina. No painel frontal estão encastrados dois medalhões com bustos masculinos em perfil (Duque de Palmela à esquerda e Cardeal D. Guilherme à direita). Atrás da mesa vislumbra-se parte do espaldar e cachaço de 5 cadeiras, 2 das quais, mais afastadas, de cachaço curvo e estofadas em capitonné, outras 2, mais juntas, cachaço trilobado e espaldar com tabela recortada e vazada, e a central de espaldar alto, com parte central estofada em capitonné e cachaço entalhado e vazado, decorado com
A cartolina forma uma espécie de passe-partout com esquadria de triplo filete a toda a volta, rematado nos cantos por folhagem de acanto. Na margem direita, a meio, vê-se parte de um carimbo circular de cor preta com data ao centro: «25.JAN.12» e inscrição ilegível a toda a volta.