Descrição: Pequeno objeto de adorno para cabeça em prata, apresentando a forma de duplo crescente lunar com decoração relevada (uma semiesfera ao centro ladeada por duas mais pequenas) e rematado por casa típica timorense. As extremidades das meias-luas são voltadas para cima com forma de losango e os contornos em corda. O Kaibauk é um acessório tradicional moldado em forma de crescente lunar ou chifres de búfalo, que faz parte do traje masculino timoren... Ver maisse embora possa ser usado por pessoas de ambos os sexos.
Origem/Historial: A contraparte feminina do Kaibauk é o Belak, um disco de bronze redondo que é carregado no peito simbolizando a lua; juntos simbolizam harmonia e equilíbrio, complementando-se um ao outro. O Kaibauk tem suas raízes nas religiões tradicionais animistas de Timor, porém ainda podem ser encontrados nas sepulturas de membros das famílias aristocráticas timorenses, embora a maioria dos timorenses seja agora católica.
Incorporação: Oferta ao PAR pelo Presidente do Parlamento de Timor-Leste na AR em 11.02.2008.
Oferta do Presidente do Parlamento de Timor-Leste a S. Ex.ª o PAR por ocasião da audiência concedida na Assembleia da República a 11 de fevereiro de 2008.