Descrição: Jarro em cerâmica pintada, imitando um original grego antigo do tipo oinochoe ático de figuras negras (oinochoe = jarro para vinho).
Asa alta e estreita (a negro), partindo da boca e ligando ao bojo.
Boca ondulada e com bico estreita (a negro).
Bojo rematado na parte superior com filetes circulares encerrando pétalas em oposição de cores (a negro e vermelho) e na parte inferior com filetes circulares encerrando radiado (a negro). Numa das faces (no alinhamento do bico - face A) tem decoração figurada, representando grupo de figuras antropomórficas pintadas a negro sobre fundo claro, com sobrepintura a vermelho e incisão, formado por uma figura central feminina, de perfil, sentada sobre os ombros de outras duas que a ladeiam e elavam em voo. Tem o cabelo apanhado em coque, enverga toga negra e contempla um espelho (deusa grega Cibele?); à esquerda, a figura que a transporta é aparentemente feminina e alada, apresenta-se em voo, segura um cesto na sua mão direita e olha a figura central (génio alado); à direita, a figura é masculina, igualmente alada, apresenta-se também em voo, segura um cesto na sua mão esquerda e olha a figura central (génio alado). Na face oposta (no alinhamento da asa - face B) tem decoração com duas palmetas e volutas, em simetria, pintadas a negro sobre fundo claro, com sobrepintura a vermelho e incisão.
Base circular, curta e estreita (a negro), com inscrição pintada à mão, a tinta negra: «Attica / Rxact copy / 550 - 500 B.C. / HAND MADE / IN GREECE».
Incorporação: Oferta ao PAR Dr. Jaime Gama pelo Secretário-Geral da Federação Sindical Mundial