Descrição: Tela retangular, integrada em moldura trabalhada com ornatos vegetalistas dourados, estudando uma composição figurada, desenvolvida na horizontal, integrada num semicírculo.
Ao centro destaca-se uma figura masculina sobre um estrado revestido de tecido vermelho, representando Manuel Fernandes Tomás, vestindo sobrecasaca escura, colete e camisa brancos, de mão esquerda elevada. Atrás de si, e também sobre o estrado, está uma mesa igualmente revestida de tecido vermelho, à qual estão sentados 3 personagens masculinos, estando o do meio - Arcebispo Vicente da Soledade Castro - vestido de vermelho, com vestes episcopais.
Por detrás da mesa dispõem-se 6 homens em pé.
Do lado esquerdo da composição, um homem, também de sobrecasaca, inclina-se sobre a mesa e apoia a mão esquerda sobre o ombro de outro homem sentado. À sua esquerda agrupam-se 11 homens, 6 dos quais sentados e os restantes de pé, todos voltados para o personagem central.
Do lado direito da composição, agrupadas em semicírculo, estão esboçadas cerca de 29 personagens masculinas sentadas e de pé, também voltadas para o personagem central. Atrás delas, distribuídas por bancadas dispostas em anfiteatro, encontram-se outras 5 pessoas.
No plano de fundo, entre dois reposteiros vermelhos debruados a ouro, ao cimo de 5 degraus e sobre outro estrado também revestido de tecido vermelho, encontra-se um cadeirão dourado, estofado de veludo vermelho, acima do qual se vislumbra parte de uma pintura de tema irreconhecível.
Assinado mas não datado.
Origem/Historial: No Catálogo do Museu da Assembleia Nacional, redigido pelo bibliotecário-arquivista Álvaro Neves entre 1940 e 1941, é feita referência aos Livros de Actas da Comissão Administrativa onde são feitas referências à execução da tela:
- Livro de Actas de 1919 (acta da reunião do mês de Novembro) - «foi resolvido que a tela do tímpano da sala das sessões fosse pintada por mestre Veloso Salgado recebendo o artista doze contos»;
- Livro de Actas de 1921 (acta da reunião de Janeiro) - «o pintor Veloso Salgado propoz à Comissão Administrativa a venda dos esboços para a execução do quadro Constituintes de 1821 pela quantia de oito mil escudos. [cf. actas nº 71] Porêm em 2 de Fevereiro alvitrou o artista que fosse deminuido o preço dos estudos e compensado com o prejuizo que sofreu com a pintura do mesmo quadro em forma alegórica a qual a Comissão resolvera substituir mudando de "motivo". Foi deliberado oferecer-lhe mais seis mil escudos [cf.acta nº 72] que o artista aceitou [cf. acta 73 e ordem de pagamento n.º 290]».
Esta pintura constitui, assim, o estudo definitivo, baseado na proposta de Veloso Salgado, em 1920, para a composição da luneta que viria a decorar a Câmara dos Deputados, hoje Sala das Sessões. Preferida relativamente à "Alegoria à Lei e às Forças Produtivas da Nação", esta representa "As Cortes Constituintes de 1821".
Este objeto está relacionado com os seguintes objectos (2.0):
Denominação: Cortes Constituintes de 1821 (Obra final); Localização: Sala das Sessões (Hemicíclo)
Incorporação: Adquirido ao autor
Bibliografia
Cadastro dos Bens do Domínio Privado - Museu - Mapa C. Lisboa: Ministério dos Encargos Gerais da Nação, Policopiado, 1964
Cadastro dos Bens do Domínio Público - Museu. Lisboa: Repartição do Património da Assembleia Nacional, Policopiado, 1937-1938
Inventário Geral do Congresso da República. Lisboa: policopiado, 1919
LEITÃO, Joaquim - O Palácio de São Bento. Lisboa: Assembleia Nacional, 1945, p. 82.
NEVES, António Álvaro G. Soares - Catálogo do Museu Histórico-Bibliográfico privativo da Assembleia Nacional. Lisboa: Assembleia Nacional, Policopiado, 1940-1941
PEREIRA, H. T. - Inventário do Museu da Assembleia Nacional. Lisboa: Direcção Geral da Secretaria da Assembleia da República, Man, 1934-1935
Exposições
Exposição do 75º Aniversário do Centro Português de Vigo
Vigo - Espanha
1/3/2002 a 20/3/2002
Exposição Física
"Res Publica - Cidadania e Representação em Portugal - 1820-1926"