Descrição: Folha de papel retangular, disposta na horizontal, com esquisso de figuras humanas masculinas a lápis de carvão. No quadrante superior esquerdo da composição vêm-se dois homens em idade adulta, representados até à cintura, sentados a uma secretária e voltados a três quartos frontais para o espectador. O da esquerda está anotado com mais pormenor do que o da direita, sendo mais rico em sombreados modeladores. Tem cabelo curto, muito liso e puxado para trás, evidenciando as entradas capilares, rosto oval, sobrolho carregado e bigode farto, com guias descendentes. Olha para baixo e tem expressão compenetrada. Veste blazer, com colarinho duplo, camisa e gravata. Parece segurar um livro, que lê. O homem da direita tem atitude semelhante ao anterior, mas foi esquiçado com menos detalhe, apresentando-se de cabelo apartado ao lado e sem gravata.
Abaixo dos homens anteriores encontra-se um esquiço ainda mais abreviado, contemplando somente o contorno de uma cabeça humana masculina de perfil para a direita, com cabelo curto e ondulado, e com bigode igualmente curto. Não apresenta qualquer registo de olhos ou nariz e está isento de sombreados modeladores. Na metade direita da composição dispõem-se outras duas cabeças humanas masculinas em altura. Estão ambas de perfil para a direita, com cabelos curtos e sombreados modeladores mais intensos do que as restantes figuras. A de cima aparenta mais idade do que a de baixo, usa óculos, tem bigode de guias descendentes e barba. A de baixo é mais jovem e só tem bigode curto. O fundo é branco e liso.
Não assinado e não datado.
A folha apresenta duas perfurações marginais à esquerda e vestígios de cola no limbo respetivo (correspondem a marcas da original integração desta folha num caderno de esquissos).
Inscrições no verso do papel: o canto inferior direito mostra o número «12» escrito à mão, com tinta ferrogálica sépia (corresponde ao número de página do caderno de onde provém o desenho). A metade superior ostenta a seguinte informação escrita à mão, com lápis de carvão: «Apontamento na Assembleia da Republica / em 1911 de autoria do Pintor Alves Cardoso / autenticado por sua filha / Maria Isabel» (corresponde à autenticação da autoria dos esquissos, firmada pela filha do autor, Maria Isabel Alves Cardoso).
Origem/Historial: Este desenho constitui um apontamento de figuras humanas masculinas possivelmente reunidas numa sessão plenária do Congresso da República, em 1911, de acordo com as informações da filha do pintor.
Nesta eventualidade, poderão estar relacionados com outros desenhos do mesmo autor, reproduzidos na revista Illustração Portugueza, n.º 288, Lisboa, 28 de agosto de 1911, p. 256 (vide campo Documentação Associada desta mesma ficha de inventário), onde o artista identificou Manuel de Arriaga (como Deputado Constituinte, futuro Presidente da República) e Anselmo Braamcamp Freire (como Presidente da Assembleia Nacional).
Incorporação: Oferta do Dr. José Eduardo Maurício.