Descrição: Folha de papel retangular com esquissos a lápis de carvão na frente e no verso.
FRENTE:
A frente da folha deve ser observada no sentido horizontal, em virtude da disposição compositiva que apresenta.
Em cima, ligeiramente à esquerda, vêm-se 8 vultos de homens em idade adulta e cabelos curtos, representados até à cintura, não se percebendo se estão de pé ou sentados, reunidos em círculo e atentos uns aos outros. Um deles, posicionado num plano mais próximo, está de costas para o espectador e de frente para os seus congéneres, parecendo discursar para eles, com a mão direita ligeiramente erguida. Usa óculos, tem bigode curto e foi dotado de sombreados modeladores mais expressivos do que os restantes. Os outros reúnem-se à sua volta e parecem escutá-lo, mas foram esquissados de modo muito mais abreviado, não apresentando características especialmente particulares.
Abaixo do grupo anterior observa-se um esquisso que reproduz uma forma retangular perspetivada como um livro e com a seguinte inscrição em letras capitais: «ALMANACH / DAS / SENHORAS / 1912» (trata-se de um periódico da época, dedicado ao público feminino).
À direita do grupo primeiramente descrito, vê-se um esquiço do perfil de uma cabeça humana masculina, com leve franja capilar, fina sobrancelha, olho aberto, nariz projetado, bigode curto e queixo recuado. Está isento de sombreados modeladores e omite o resto da cabeça.
Abaixo do último motivo vê-se a parte cimeira da letra «F», em capital, sem a terminação inferior. Imediatamente à direita está um esquisso de casal humano, com elemento masculino à esquerda e feminino à direita. O homem parece consolar a mulher, que apoia a cabeça no ombro dele, seguindo um estereótipo conjugal assaz comum. O par está representado de modo muito abreviado e bastante diverso das demais figuras da composição, ostentando linhas curvas e sinuosas que se demarcam da rigidez e angulosidade características das outras. Esta diferença parece indicar que o desenho das personagens anteriores corresponde a um registo visual tirado de modelos vivos e que o desenho deste casal corresponde a uma imagem idealizada pelo autor, sem recurso a modelos vivos.
O fundo é branco e liso.
Não assinado. Datado no esquisso do Almanaque: «1912».
No canto inferior direito lê-se a seguinte informação escrita à mão, com lápis de carvão: «Apontamento do Pintor / Alves Cardoso, autenticado por sua filha / Maria Isabel» (corresponde à autenticação da autoria dos esquissos, firmada pela filha do autor, Maria Isabel Alves Cardoso).
A folha apresenta duas perfurações marginais à esquerda e vestígios de cola no limbo respetivo (correspondem a marcas da original integração desta folha num caderno de esquissos).
VERSO:
O verso da folha deve ser observado no sentido horizontal, em virtude da disposição compositiva que apresenta.
Foram anotados três estudos de panos de bandeira com motivo central cruciforme, ondulantes e em perspetiva. A da esquerda é de tamanho médio e tem uma ondulação muito demarcada e algo rígida, que paradoxalmente contraria o comportamento real do fino material têxtil. A central é de tamanho grande, tem um movimento especialmente agitado e é menos demarcada, apresentando valores de leveza no registo do comportamento do material e na própria intensidade do traço. A da direita é tamanho pequeno e, em termos técnicos e de definição, encontra-se entre as duas anteriores, não sendo tão demarcada como a primeira, nem tão difusa como a segunda. Esta composição tripla deve ser encarada como um estudo de movimento e confere uma unidade temática ao verso da folha, sobretudo quando comparada com a diversidade verificada na frente.
O canto inferior direito mostra o número «21» escrito à mão, com tinta ferrogálica sépia (corresponde ao número de página do caderno de onde provém o desenho).
Origem/Historial: Este desenho constitui um apontamento de figuras humanas masculinas possivelmente reunidas numa sessão plenária do Congresso da República, em 1911, de acordo com as informações da filha do pintor.
Nesta eventualidade, poderão estar relacionados com outros desenhos do mesmo autor, reproduzidos na revista Illustração Portugueza, n.º 288, Lisboa, 28 de agosto de 1911, p. 256 (vide campo Documentação Associada desta mesma ficha de inventário), onde o artista identificou Manuel de Arriaga (como Deputado Constituinte, futuro Presidente da República) e Anselmo Braamcamp Freire (como Presidente da Assembleia Nacional).
Incorporação: Oferta do Dr. José Eduardo Maurício.