Descrição: Serigrafia em papel rectangular, disposto na vertical.
Composição pictórica figurativa e centralizada, com busto feminino de perfil para a esquerda, concebido em manchas largas de cor ocre rosada e amarelada, com feições acentuadas por traços negros, realçado em fundo abstracto de tonalidades esverdeadas.
O busto ocupa toda a metade direita da composição, a cabeça está coberta por barrete frígio vermelho, o rosto é comprido e aparenta idade jovem adulta, os olhos são escuros e estão bem abertos, o nariz é longo e estreito, os lábios estão cerrados e esboçam um leve sorriso. (Trata-se de uma interpretação do Busto da República)
Na metade esquerda da composição vislumbra-se um dedo (possivelmente um polegar esquerdo) da mão onde está poisada uma ave passeriforme com pequenas dimensões e cor escura, voltada para a direita, como se olhasse para a figura feminina (talvez aludindo à Liberdade Republicana).
Inscrição a lápis, no canto inferior esquerdo: «161/200».
Assinado a lápis, no canto inferior direito: «Pomar».
Não datado.
Origem/Historial: Trata-se do centésimo sexagésimo primeiro exemplar de uma série concebida por Júlio Pomar em 2010 para a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, com tiragem de 200 e 20 Provas de Autor, impressa por Ponto Preto - Actividades Artísticas Lda.
Outros dois artistas foram também convidados para assinalarem o Primeiro Centenário da República Portuguesa com as suas obras: Nikias Skapinakis e Ângelo de Sousa. Tal como a obra de Júlio Pomar, as destes dois foram igualmente reproduzidas em serigrafias destinadas a ofertas institucionais.
Incorporação: Oferta à PAR pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.