Descrição: Cadeira de braços em madeira de castanho, com espaldar e apoios de braços (estes rematados com pregaria fina) e assento estofados em pele verde escura, cachaço entalhado com duas figuras humanas, sendo uma feminina (trajada ao modo greco-romano e segurando a Carta Constitucional) e outra masculina (quase desnuda, apenas com um manto pelas costas, ombro e perna esquerda, segurando um livro), flanqueando uma coroa de louros e carvalho que encerra as quinas e um castelo do escudo português, deposta sobre um púlpito com a inscrição em latim vulgar «IN LEGIBUS SALUS» (sic: IN LEGIBVS SALVS).
Origem/Historial: Inteiramente concebida entre Janeiro e Abril de 1866 pelo entalhador Leandro de Souza Braga, a quem foi encomendada, para ser usada pelo Presidente na nova sala da Câmara dos Dignos Pares do Reino (hoje designada Sala do Senado) inaugurada pelo Rei D. Luís. Insere-se no mobiliário de estilo romântico.
O pagamento foi efectudado em tranches mensais.
Incorporação: Fundo Antigo - Câmara dos Pares.
Centro de Fabrico: Lisboa
Bibliografia
AA.VV. - Leandro Braga e as Artes Decorativas: 1839-1897, Gabinete de Estudos Olisiponenses, Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa, 1997