Descrição: Tela rectangular, disposta na vertical, integrada em "passe-partout" branco com rebordo dourado e moldura dourada.
Fundo de cor natural (não pintado) com manchas polícromas (branco azulado e cinzento) e esboço de quatro degraus.
Ao centro, de pé no primeiro degrau, está uma figura feminina, envergando vestido branco com manto rosa forte, de frente para o espectador, voltada a três quartos para a esquerda. Tem o cabelo escuro, apanhado em coque, segura uma paleta e pincéis na mão esquerda e parece segurar também um pincel na mão direita.
Não assinado e não datado.
Origem/Historial: No Catálogo do Museu da Assembleia Nacional, redigido pelo bibliotecário-arquivista Álvaro Neves entre 1940 e 1941, é feita referência aos Livros de Actas da Comissão Administrativa onde é feita referência à execussão dos esboços para as telas:
- Livro de Actas de 1922 (acta da reunião do mês de Fevereiro) - «foi assinado o contrato com Acácio Lino para pintar as telas para as paredes da Sala da Presidência da Câmara dos Deputados, conforme os esbôços que apresentou, pelo preço de cinquenta mil escudos, e a praso de tres anos para execução. [cf. acta n.º 17] De facto, o primeiro pagamento feito em janeiro de 1922, os outros só o foram em abril - 1925 data em que terminou o labor. Os esbocetos foram adquiridos por trinta e cinco mil escudos.»
No Inventário do Museu da Assembleia Nacional, elaborado em 1935 pelo director Geral da Secretaria da Assembleia Nacional, H.T.Pereira, é referida a existência de dois estudos a óleo sobre tela, da autoria do pintor Acácio Lino, um deles intitulado Um Peão (estudo para A Batalha de São Mamede) e o outro A Pintura- figura alegórica (estudo para a tela Figuras Alegóricas).
No Mapa de Cadastro de 1937 as pinturas aparecem referidas com os números de ordem 37 e 52.
No Catálogo do Museu da Assembleia Nacional supra-citado, as mesmas pinturas surgem referenciadas, respectivamente nas páginas 47 e 49.
No Catálogo do Museu, redigido e publicado por Joaquim Leitão no livro O Palácio de São Bento, datado de 1945, as pinturas não são referidas.
No Mapa de Cadastro de 1964 as mesmas pinturas já não constam.
No Inventário do Museu da Assembleia da República, elaborado pela conservadora Drª. Teresa Parra da Silva nos anos 80, as obras continuam a não constar e já não é feita qualquer referência à sua anterior existência.
Este objecto está relacionado com os seguintes objectos (2.0):
Nº de inventário: 46 MAR; Denominação: Figura do século XVIII sentada (estudo para a tela O Marquês de Pombal e a Cidade de Lisboa);
Nº de inventário: 47 MAR; Denominação: Lente de capelo (estudo para a tela O Marquês de Pombal e a Cidade de Lisboa);
Nº de inventário: 41 MAR; Denominação: Duquêsa de Mântua (estudo para a tela Restauração de 1640);
Nº de inventário: 38 MAR; Denominação: Conspiradores de 1640 (estudo para a tela Restauração de 1640);
Nº de inventário: 36 MAR; Denominação: Soldado de capacete (estudo para a tela Batalha de São Mamede);
Nº de inventário: 37 MAR; Denominação: Conspiração de 1640 (estudo para a tela Conspiração de 1640);
Nº de inventário: 39 MAR; Denominação: Arcebispo (estudo para a tela Restauração de 1640);
Nº de inventário: 40 MAR; Denominação: Conspirador de 1640 (estudo para a tela Restauração de 1640);
Nº de inventário: 34 MAR; Denominação: Batalha de São Mamede (estudo para a tela Batalha de São Mamede);
Nº de inventário: 45 MAR; Denominação: Figuras do século XVIII (estudo para a tela O Marquês de Pombal e a Cidade de Lisboa);
Nº de inventário: 42 MAR; Denominação: O Marquês de Pombal e a Cidade de Lisboa (estudo para a tela O Marquês de Pombal e a Cidade de Lisboa);
Nº de inventário: 43 MAR; Denominação: O Marquês de Pombal (estudo para a tela O Marquês de Pombal e a Cidade de Lisboa);
Nº de inventário: 48 MAR; Denominação: Figuras Alegóricas (estudo para a tela Figuras Alegóricas);
Nº de inventário: 49 MAR; Denominação: A Indústria - figura alegórica (estudo para a tela Figuras Alegóricas);
Nº de inventário: 50 MAR; Denominação: História de Portugal - figura alegórica (estudo para a tela Figuras Alegóricas);
Nº de inventário: 53 MAR; Denominação: A Agricultura - figura alegórica (estudo para a tela Figuras Alegóricas);
Nº de inventário: 35 MAR; Denominação: Soldado de lança (estudo para a tela Batalha de São Mamede);
Nº de inventário: 44 MAR; Denominação: Lisboa - Figura Alegórica (estudo para a tela O Marquês de Pombal e a Cidade de Lisboa);
Incorporação: Adquirido ao autor
Bibliografia
Cadastro dos Bens do Domínio Público - Museu. Lisboa: Repartição do Património da Assembleia Nacional, Policopiado, 1937-1938
NEVES, António Álvaro G. Soares - Catálogo do Museu Histórico-Bibliográfico privativo da Assembleia Nacional. Lisboa: Assembleia Nacional, Policopiado, 1940-1941
PEREIRA, H. T. - Inventário do Museu da Assembleia Nacional. Lisboa: Direcção Geral da Secretaria da Assembleia da República, Man, 1934-1935