Descrição: Bufete, em pau santo, entalhado e torneado, com ferragens em latão.
Peça de grandes dimensões que apresenta um tampo retangular com um pequeno balanço lateral, e rebordo percorrido com moldura de tremidos. O aro é composto por 12 gavetas, possivelmente sendo as das ilhargas e do tardoz fingidas (8). As frentes das gavetas apresentam almofadas rematadas por rebordo de tremidos, e são decoradas por pingentes, e espelhos de fechadura em latão vazado e recortado em forma de rosácea, sendo os centrais elípticos e os laterais circulares. As 6 pernas dispõem-se em sequência de bolachas de diferentes diâmetros e formas, com terminação em torcidos. O respetivo travejamento distribui-se por seis segmentos laterais e um central, denunciando simetria de torcidos separados ao centro por bolachas idênticas. Os cubos de intersecção são preenchidos por ferragens de latão de forma quadrangular e vazadas, fixadas por parafusos de cabeça estriada. Os pés são também em forma de bolacha.
Proveniente da Livraria do antigo Mosteiro de São Bento da Saúde.
Origem/Historial: Esta peça de mobiliário decorava a Livraria do extinto Mosteiro de São Bento da Saúde, mobilada no final do séc. XVII / início do séc. XVIII e adaptada a Câmara dos Pares após o decreto de D. Pedro IV de Setembro de 1833.
Bufete cuja transferência para o espólio das Cortes foi solicitada aquando do inventário do acervo monástico e posterior distribuição por outras instituições.
Incorporação: Proveniente do antigo Mosteiro de São Bento da Saúde.