Descrição: Figura em terracota originalmente policromada, com execução volumétrica completa, representando figura humana feminina (Nossa Senhora) adulta, vista de corpo inteiro, de pé, em contraposto, sobre pedestal, segurando figura humana infantil (Menino).
A imagem encontra-se truncada acima dos ombros (cabeça perdida), enverga vestes compridas, com manto e véu (que cobriria a cabeça). Tem os pés descobertos, os braços flectidos, a mão direita aparentemente sobre o peito e o Menino ao colo, do lado esquerdo. Este encontra-se igualmente truncado acima dos ombros (cabeça perdida) e parece estar desnudado.
A figura é oca, tendo no seu interior marca troncocónica do molde sobre o qual foi trabalhada. Apresenta vestígios de exposição ao fogo nas faces direita e posterior, por provável proximidade com chama de vela ou candeia.
O pedestal é troncocónico, de secção sub-oval, com caneluras a demarcar as partes superior e inferior em todo o diâmetro do mesmo, excepto na face posterior. Base cortada em frete.
Pasta laranja (2,5 YR 6/8) na parte superior da imagem e pasta castanha clara (7,5 YR 6/4) no pedestal e parte inferior da imagem.
Origem/Historial: Achado fortuito no âmbito de trabalhos de cadastro do sistema de rega do jardim interior da Assembleia da República (2010).
Centro de Fabrico: Portugal
Exposições
O Mosteiro de São Bento da Saúde: de Casa Religiosa a Sede do Parlamento
Antigo Refeitório dos Monges - Palácio de São Bento