Descrição: Cadeira de braços estofada de veludo vermelho.
Origem/Historial: Existe uma relação-estimativa para fornecimento de mobiliário de madeira e outros artigos para a Sala do Conselho do Ministro de Estado, datado de 30 de Outubro de 1969 e assinado pelo Arquitecto Fernando (Peres Guimarães?), da Comissão para Aquisição de Mobiliário da DGEMN. Crê-se que estes cadeirões sejam os 21 fauteils referidos no documento e desenhados em anexo, embora não assinados. É possível, porém, que a sua autoria seja do Arquitecto Nuno Beirão, responsável pelo projecto da restante decoração. Crê-se, igualmente, que o fornecimento tenha sido garantido por Joachim Mitnitzky, a quem foi adjudicado o conjunto.
Neste documento é também mencionado que os fauteils eram em madeira de carvalho encerada e tinham estofo forrado a pele. Há, de facto, alguns exemplares estofados com este material e ainda que este estofo seja recente, pensa-se que tenha sido sido selecionado com base no original. Os restantes estão pesentemente forrados a veludo grená.
Incorporação: Compra de 21 unidades através da Comissão de Aquisição de Mobiliário da Direcção-Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais, do Ministério das Obras Públicas.