A Assembleia da República possui um grande número de projetos arquitetónicos e estudos artísticos realizados por diversos autores para o Palácio de São Bento. Da sala mais emblemática do Parlamento português – o Hemiciclo – existem plantas e cortes, esboços e maquetas de grande interesse que agora se reúnem numa área nobre deste edifício classificado como Monumento Nacional: o átrio da Biblioteca e o acesso ao edifício traçado pelo Arq. Fernando Távora.
O Núcleo Museológico de Estudos para o Hemiciclo possibilita a leitura de conjunto dos elementos até agora dispersos por várias zonas públicas e reservadas, facilita o entendimento da evolução das intervenções no espaço onde os Deputados se reúnem desde 1903 e evidencia a distância cronológica entre a sua conceção e a finalização do programa decorativo. Com esta visão global e temporal, o ecletismo estético e iconográfico da Sala das Sessões sobressai como consequência natural e inevitável dos diferentes contributos autorais, das mudanças no gosto, das novas influências na cultura visual e das várias conjunturas políticas que marcaram o percurso da instituição parlamentar.
A exposição é complementada por uma brochura informativa em Língua Portuguesa, da qual existe uma transcrição em Braille para cidadãos cegos e de baixa visão.
O acesso ao espaço expositivo é direto por elevador, não oferecendo dificuldades para cidadãos com mobilidade reduzida.
Conceção e Textos
Cátia Mourão
Projeto expositivo e Design
Susana Veiga Simão
Modelação 3D, Animação e Edição de Vídeo
António Dourado
Fotografia
Arquivo Histórico Parlamentar
Arquivo Municipal de Lisboa – Arquivo Fotográfico
Hemeroteca Municipal de Lisboa
Print Criativa
Montagem
Museu da Assembleia da República
Divisão de Aprovisionamento e Património