Descrição: Pintura a óleo sobre tela rectangular disposta na vertical, integrada em moldura de madeira dourada com ornatos vegetalistas e coroa, retratando a rainha de corpo inteiro, em pé, num cenário interior palaciano, apresentando adereços régios identificativos: trono, coroa, diadema e ceptro. A monarca traja vestido de corte, de seda branca com alta renda inferior. Apoia a mão esquerda sobre um livro azul em cuja lombada se lê: «Carta Constitucional», outorgada por seu pai, D. Pedro IV, em 1926, e colocado sobre uma credência onde está, numa almofada, a coroa e o ceptro.
Composição pictórica com fundo carmim e retrato de D. Maria II. No eixo central da composição surge a figura da soberana de pé, vista de corpo inteiro, a 3/4 para a direita, olhando de frente. Tem o cabelo castanho, apartado ao meio e apanhado atrás em coque, com diadema dourado com pedra negra ao centro, enverga vestido branco-pérola acetinado e comprido, com decote largo deixando os ombros a descoberto, plissado e com folho arrendado no peito, alfinete de peito dourado com pedra negra ao centro fazendo conjunto com o diadema, mangas a 3/4 em balão, com folho arrendado e laço, cintado com corpete rígido em bico, cruzado por faixa tricolor (vermelha ao centro e verde nas extremidades) da esquerda para a direita, plissado também no comprimento da roda até ao chão e com barra de folho arrendada a partir da altura do joelho. Tem o braço direito caído, com pulseira dourada com pedra negra fazendo conjunto com o diadema e o alfinete de peito; segura o ceptro real, dourado, na mão esquerda que coloca em cima de um volume da Carta Constituicional de 1826. Este encontra-se sobre uma mesa coberta por panejamento de veludo vermelho com barra bordada e franjada a dourado, onde se encontra também o busto de D. Pedro IV (pai da soberana) e uma coroa régia assente em duas almofadas de veludo vermelho.
Atrás da figura, à esquerda, está o trono estofado de veludo vermelho, bordado a ouro com as armas da coroa e com duas cabeças antropomórficas no apoio de mãos.
No fundo há um reposteiro de veludo vermelho ao fundo, abrindo de cada lado, apartado com faixa bodada a oiro, e mostrando um interior escuro.
No chão está um tapete com fundo bege e motivos florais polícromos (rosa, azul, castanho, salmão e vermelho).
Não assinado e não datado.
Origem/Historial: Esta obra foi concebida para a Sala da Câmara dos Deputados. É uma cópia do retrato pintado por Ferdinand Krumholz, em 1844.
Incorporação: Fundo Antigo
Bibliografia
FRANÇA, José-Augusto - O Palácio de S. Bento. Lisboa: Assembleia da República, 2000
MOURÃO, Cátia - «Sala D. Maria II - História e Iconografia», in Sala D. Maria II, AA.VV., col. Património, N.º 2, Assembleia da República, Lisboa, 2009, pp. 10-33.