Descrição: Tela rectangular, disposta na vertical, colada na parede.
Composição pictórica figurativa e centralizada, em tons de bege, verde, azul e roxo, representando cena alegórica com figura antropomórfica em enquadramento arquitectónico de aparato e fundo de paisagem acidentada com fotificação.
Ao centro está uma figura feminina em posição frontal e de pé. Tem cor verde (aparentando ser uma estátua em bronze) o cabelo preso atrás, a cabeça erguida e ligeiramente inclinada para a esquerda, coroada de louros, enverga toga sem manga e até aos pés, manto pelas costas e calça sandália. Na mão direita segura um rolo de papel, que aperta contra o peito, e apoia a mão esquerda sobre uma aljava com machado. Tem um mocho, de perfil, junto à perna direita e um livro pelo chão, em frente ao pé direito. Está elevada sobre um estrado com a inscrição latina «JVS EST ARS BONI ET ÆQVI». De cada lado do estrado vê-se uma folha de palma.
A figura sobressai no interior de um arco triunfal de estilo classicizante, com o interior marcado por caixotões (lacunaria), a arquivolta exterior marcada pela inscrição portuguesa «. TRIVNFO DO CONSTITVCIONALISMO .», a arquivolta interior pela inscrição portuguesa «CONVENÇÃO DE EVORA MONTE», os lados do entablamento pelas datas «1820» (à esquerda) e «1834» (à direita). Os espaços acima do arco são decorados por medalhões (tondi) com bustos masculinos em perfil (à romana). De cima a baixo, os lados são percorridos por friso de tulipas com cálice invertido.
O fundo tem céu enevoado e um monte com castelo no alto (castelo de Évora-Monte).
Incorporação: Encomenda ao autor
Bibliografia
F., PAMPLONA - Diccionário de Pintores e Escultores Portugueses.