Ficha de Conjunto

Conjunto azulejar do antigo Refeitório do Mosteiro de São Bento da Saúde

  • Nº de Conjunto: 44
  • Museu: Museu da Assembleia da República
  • Descrição: 11 altos painéis historiados, recortados, e 7 painéis rectangulares com cenas de género pintados a azul, cercaduras policromas a ocre, verde e manganés. Datáveis de cerca de 1770, apresentam um estilo rococó característico das oficinas lisboetas da época pombalina. Sobre um soco elevado, um silhar arquitectónico em "trompe l'oeil" apresenta cenas da Vida de São Bento pintadas em monocromia a azul, cada cena é representada num painel intercalado por uma janela. Abaixo de cada janela dispõe-se um painel com cena de género. As cenas são emolduradas de forma exuberante por enrolamentos, concheados, asas de morcego e ornatos vegetalistas em policromia. Os remates superiores das molduras dos painéis historiados têm albarradas assentes em cornijas. Estes 18 painéis faziam parte de um conjunto com mais exemplares cujo número exacto se desconhece, mas poderiam ter sido 25. Os 18 remanescentes foram profundamente restaurados, e os três últimos painéis historiados reconstituídos, entre 1997 e 1999. Os restantes, 2 com episódios da Vida de S. Bento e 5 com cenas de género, terão sido removidos aquando das obras de alteração da fachada lateral do edifício e remodelação das respectivas janelas, na década de 1930. Os paineis hagiográficos representam: 1 - Nascimento de São Bento, em Núrcia 2 - São Bento, acompanhado pela ama, despedindo-se dos pais e partindo para Roma 3 - Milagre do crivo 4 - São Bento eremita nas grutas de Subiaco 5 - São Bento eremita alimentado por Frei Romão 6 - São Bento martirizando-se para apaziguar as tentações da carne 7 - São Bento salvo de envenenamento por um corvo 8 - São Mauro e São Plácido, acompanhados pelos respectivos pais, chegando ao Mosteiro para ingressarem na comunidade beneditina 9 - Milagre da foice 10 - São Mauro caminhando sobre as águas e salvando São Plácido por ordem de São Bento 11 - Destruição do templo de Apolo em Montecassino ordenada por S. Bento Os painéis com cenas de género representam: - Caçada ao veado - Pesca à linha num rio - Cena pastoril - Paisagem com rio e ponte - Homem com realejo acompanhado por rapaz com castanholas, cão fazendo acrobacias e homens com cestos de fruta - Vista de porto marítimo - Rapaz, acompanhado por cão, recolhendo água de uma fonte, e dois monges mendicantes descansando Os 11 principais painéis representam episódios da vida de São Bento e os restantes 7 reproduzem cenas da vida quotidiana. Os primeiros são baseados na hagiografia do santo padroeiro da ordem conventual, escrita por Gregório Magno, em 593, e estão iconograficamente relacionados com as gravuras italianas de Bernardino Passeri que ilustravam a obra "Speculum et exemplar christicolarum. Vita Beatissimi Patris Benedicti Monachorum Patriarche Sanctissimi", editada em Florença em 1586 por Ângelo Sangrino, Abade do Mosteiro de Montecassino, e reeditada em Roma em 1587. Esta última edição foi a fonte utilizada pelo pintor destes painéis azulejares. As gravuras de Passeri foram profusamente utilizadas como fonte para a realização de pinturas ou de outros painéis de azulejo, como os dos mosteiros beneditinos de São Martinho de Tibães (Braga), de São Bento da Vitória (Porto) e de Pombeiro, os das igrejas do Terço em Barcelos, de Santa Cruz em Lamego, de Stº António em Viseu e ainda no pequeno mosteiro de monjas beneditinas de Viana do Castelo . Os sete painéis secundários, com temas de género, revelam influência de gravuras francesas setecentistas.

Obras do conjunto

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