Ficha de Inventário

Milagre da Foice

  • Museu: Museu da Assembleia da República
  • Nº de Inventário: MAR 2182
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Cerâmica
  • Autor: Desconhecido (-)
  • Técnica: Faiança
  • Dimensões (cm): Alt. 332 x Larg. 309
  • Descrição: Painel recortado policromado, esmaltes a azul, manganés, ocres e verdes sobre o vidrado estanífero. Sobre um soco elevado, um silhar arquitectónico em "trompe l'oeil" apresenta uma cena da Vida de S. Bento "Milagre da Foice" pintada a azul em monocromia. A cena desenvolve-se da esquerda para a direita, em quatro momentos diferentes. À esquerda, um homem junto do arvoredo empunha uma falcata (espécie de foice com haste comprida) e num plano recuado a mesma figura masculina, de costas, dirige-se a um monge segurando a haste sem o instrumento de ferro que caíra a um lago. Em último plano, este monge explica a S. Bento o que acontecera. O centro do painel é ocupado pela figura de S. Bento na margem do lago, ladeado pelos dois outros intervenientes deste episódio, que mergulha a haste da falcata e à superfície da água surge a foice de ferro, completando assim a ferramenta agrícola. O fundo é de paisagem, com um edifício e dois monges conversando à direita em plano recuado. A cena é emoldurada de forma exuberante por enrolamentos, concheados, asas de morcego e ornatos vegetalistas em policromia. O remate superior da moldura tem albarradas assentes em cornijas. A composição figurativa assenta em silhar de fundo azul esponjado, rematado superiormente por friso em meia cana, com motivos vegetalistas a manganés formando medalhões centrais em que figura uma flor estilizada a ocre e com duas almofadas laterais também a ocre. O remate inferior é um friso esponjado a manganés que delimita o rodapé esponjado azul com cantos pontuados por botões circulares a manganés e almofadas a ocre com pinceladas azul ou manganés. Este painel foi mutilado na década de 1930, quando foi reformulada a fahada lateral do edifício e alteradas as respectivas janelas, com novas aberturas que ocuparam parcialmente o espaço dos painéis de azulejo. Restaurado em 1998-1999, após levantamento, e reconstituído a partir de um painel idêntico do claustro do cemitério do Mosteiro de Tibães, foi recolocado sobre um suporte móvel no pano de parede entre as janelas construídas nos anos 30 do séc. XX.
  • Origem/Historial: Faz parte de um conjunto executado para decoração mural do antigo Refeitório dos Monges do Mosteiro de São Bento da Saúde, usando como fonte iconográfica as gravuras de Bernardino Passeri publicadas na obra de Ângelo Sangrino "Speculum et exemplar christicolarum. Vita Beatissimi Patris Benedicti Monachorum Patriarche Sanctissimi", reeditada em Roma em 1587. Actualmente o conjunto é constituido por onze painéis historiados da Vida de São Bento e sete painéis intercalados com cenas de género, cuja fonte iconográfica se ignora.
  • Incorporação: Fundo Antigo
  • Centro de Fabrico: Lisboa

Bibliografia

  • "SÃO GREGÓRIO - S. Bento. II Livro dos Diálos de S. Gregório. Porto: Obra et Labora(mosteiro de S. Bento da Vitória), 1993
  • DIAS, José Amadeu Coelho (Frei Geraldo) - Hagiografia e Iconografia Beneditinas. Os Diálogos do Papa São Gregório Magno. in Via Spiritus, Porto: Faculdade de Letras, nº3, 1996
  • SANGRINUM, Angelum - Speculum et exemplar christicolarum. Vita Beatissimi Patris Benedicti Monachorum Patriarche Sanctissimi. 2ª ed, Roma,1587
  • SANGRINUM, Angelum - Speculum et exemplar christicolarum. Vita Beatissimi Patris Benedicti Monachorum Patriarche Sanctissimi. Reedição, Zamora: Ediciones Monte Casino, 1980
  • SÃO GREGÓRIO, Magno (papa) - Vida e Milagres de S. Bento. Porto: Livraria Civilização Editora, 1999
  • SILVA, Teresa Parra da; MALHOA, Manuela, SILVA, Armando Roque da - São Bento Renascido, Conservação e restauro de azulejos do Palácio de São Bento. Lisboa: Assembleia da República, 2002

Obras relacionadas

Multimédia

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