Descrição: Maquete moldada em gresso, de cor branca, com execução volumétrica completa (vulto pleno), assente sobre pódio, representando figura feminina (Diplomacia), adulta, de pé, vista de corpo inteiro, em contraposto, com o pé direito avançado.
Tem a cabeça voltada a três quartos para a direita, olha na mesma direcção , tem o cabelo apartado ao meio, preso por uma fita, e veste uma toga clássica e um manto que lhe tapa o ombro e braço esquerdos, deixando apenas visível a mão com a qual segura uma espada, descobrindo do lado direito o ombro, o braço e quase todo o seio.
Em baixo, à sua direita, está uma pilha de livros parcialmente coberta por uma bandeira com escudo de armas nacional, para os quais a figura olha e parece apontar (o braço direito está partido abaixo do cotovelo).
Em termos fisionómicos, a figura apresenta-se algo desproporcionada (ligeira macrocefalia, ombros muito estreitos, tronco e pernas curtos e pés muito largos e compridos).
Legenda frontal e assinatura no pódio: «Diplomacia / Maxiamiano Alves» - alegoria à Diplomacia.
Origem/Historial: Não tendo sido ainda encontrada qualquer referência ao historial de encomenda ou selecção da obra, por enquanto sabe-se apenas que esta maquete serviu de modelo para a estátua que ornamentava a antiga Câmara dos Deputados (hoje Sala das Sessões).
É, porém, possível que se tratasse de uma obra executada por encomenda, dentro de um programa de decoração da Sala para a qual se destinava.
Este objecto está relacionado com os seguintes objectos (2.0):
Nº de inventário: ; Denominação: Lex (de Francisco Santos); Localização: Sala das Sessões
Nº de inventário: ; Denominação: Jurisprudência (de Costa Mota, tio); Localização: Sala das Sessões
Nº de inventário: 78 MAR; Denominação: Eloquência (de Júlio Vaz Júnior); Localização: Arrecadação 2010
Nº de inventário: ; Denominação: Eloquência (de Júlio Vaz Júnior); Localização: Sala das Sessões
Nº de inventário: 76 MAR; Denominação: Justiça (de Costa Mota, sobrinho); Localização: Arrecadação 2010
Nº de inventário: ; Denominação: Justiça (de Costa Mota, sobrinho); Localização: Sala das Sessões
Nº de inventário: ; Denominação: Diplomacia (de Maximiano Alves); Localização: Sala das Sessões
Nº de inventário: 74 MAR; Denominação: Lex (de Francisco Santos); Localização: Arrecadação 2010
Incorporação: Adquirido ao artista
Bibliografia
Cadastro dos Bens do Domínio Privado - Museu - Mapa C. Lisboa: Ministério dos Encargos Gerais da Nação, Policopiado, 1964
Cadastro dos Bens do Domínio Público - Museu. Lisboa: Repartição do Património da Assembleia Nacional, Policopiado, 1937-1938
NEVES, António Álvaro G. Soares - Catálogo do Museu Histórico-Bibliográfico privativo da Assembleia Nacional. Lisboa: Assembleia Nacional, Policopiado, 1940-1941
PEREIRA, H. T. - Inventário do Museu da Assembleia Nacional. Lisboa: Direcção Geral da Secretaria da Assembleia da República, Man, 1934-1935