Descrição: Pintura a óleo sobre tela rectangular, de topo semicircular, disposta na vertical, articulada (na horizontal) com outras duas telas à direita, formando com elas um tríptico.
Composição figurada, centralizada e historiada, representando uma reunião de várias personagens humanas masculinas ao ar livre, todas representadas de corpo inteiro, orientadas para a direita.
As figuras envergam trajos religiosos de diversas hierarquias, ordens e ocasiões. No canto inferior esquerdo vê-se um turíbulo piriforme dourado pousado no solo. À sua frente está um frade idoso, de perfil para a direita, ajoelhado, envergando hábito castanho, com as mãos depostas em oração e a cabeça calva, inclinada para a frente. Num segundo plano estão 3 outros religiosos de idade igualmente avançada, mas de pé, um deles de perfil para a direita e envergando hábito preto e branco, outro a 3/4, com chapéu cardialício, capa de asperges carmesim lavrada, báculo na mão direita e livro na mão esquerda, e o último com trajo idêntico ao anterior, mas em cor dourada. Num terceiro plano, mais elevado, está outro religioso com trajo idêntico mas em cor verde, aparentando meia idade. À direita deste estão mais dois religiosos de meia idade, envergando dalmática branca debruada a ouro com Cruz de Cristo a vermelho. Atrás deles vislumbram-se várias cabeças de difícil identificação, algumas descobertas e outras cobertas. No plano de fundo vê-se parte de um edifício presumivelmente religioso, à esquerda, e 3 cruzes, à direita elevando-se sobre o céu nublado.
Não assinado e não datado.