Ficha de Inventário

Diogo Cão na Foz do Zaire

  • Museu: Museu da Assembleia da República
  • Nº de Inventário: MAR 2140
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Adriano de Sousa Lopes; (Desenhador) Joaquim Rebocho (Pintor(a))
  • Datação: 1944/1945
  • Suporte: Estuque em parede.
  • Técnica: Têmpera sobre estuque em parede.
  • Dimensões (cm): Alt. 413 x Larg. 334
  • Descrição: Pintura a têmpera sobre estuque em pano de parede retangular com orientação vertical. Composição figurada e historiada, de teor narrativo desenvolvido do canto superior direito para o canto inferior esquerdo e construída com perspetiva inclinada da esquerda superior para a direita inferior. Representação de uma cena de apresentação de um padrão dos Descobrimentos numa praia, por parte de navegadores laicos e religiosos chegados em naus a uma praia e perante o olhar de autóctones. No primeiro plano estão 7 autóctones, 3 mulheres e 4 homens, todos adultos, representados de costas, dispostos em semicírculo (2 mulheres em pé, à esquerda, e os restantes sentados em bancos rasteiros ou no chão), voltados para o mar, com pele de cor negra, cabelos curtos em carapinha (os 3 à esquerda e a última à direita estão cobertos e os restantes destapados), todos de tronco nu, cobertos apenas da cintura para baixo com saios de pano coloridos (amarelo, vermelho riscado de dourado, vermelho liso, cinzento e verde listrado de dourado), alguns com colares de contas, pulseiras e brincos coloridos, tendo consigo 1 totem feminino (esculpido em material de cor escura), no canto inferior esquerdo, 1 tambor cilíndrico decorado com triglifos em espiga desencontrada e barra de motivos geométricos polícromos a meio, em baixo, ao centro, e armas manufaturadas (arco, flecha e escudo), no canto inferior direito. De entre as figuras destacam-se uma masculina, à esquerda, sentada num banco, com saio laranja listrado, braceletes em ouro, colar colorido e cabeça coberta (atributos distintivos da sua classe social mais elevada), e uma feminina, à direita da anterior, que parece levantar-se ou sentar-se e tem uma saia laranja, braceletes e colares coloridos e cabeça coberta (atributos também distintivos de superior hierarquia). Estas duas figuras parecem ser chefes tribais. No canto inferior direito vislumbra-se parte de folhagem exótica lanceolada e palminérvia. No segundo plano da composição, à esquerda, está um grupo de autóctones, todos homens com as mesmas características físicas dos anteriores, todos de tronco nu e com saios de palha alaranjada e loura, carregando paus compridos aos ombros na direção do mar; ao centro está um padrão dos Descobrimentos em pedra acinzentada, de fuste cilíndrico, liso, sem base, com capitel quadrado decorado na face com o escudo de Armas português encimado pela coroa régia, esculpido em alto relevo, e com uma Cruz de Cristo em cor escura (metal?) no remate superior; À direita deste está um grupo de 16 homens, 15 dos quais envergam trajos masculinos laicos fino-quatrocentistas (botas e sapatos com bico, calças justas, capas, blusas, e barretes de cores ocres, azuis, vermelhos, verdes e castanhos) e outro, ao centro, tonsurado, veste trajo religioso (hábito de franciscano); alguns seguram bandeiras com a Cruz de Cristo, com as quinas azuis e com as Armas antigas de Portugal; deste grupo, a personagem à direita mais avançada (vestindo de ocre e azul, com barrete baixo e barba grisalha) aponta o padrão. No plano de fundo avista-se a costa e o mar com 3 proas de embarcações (1 caravela à esquerda e 2 naus vicentinas à direita). Trata-se da representação iconográfica da chegada dos navegadores portugueses ao Reino do Congo, ou Zaire, pela foz do rio com o mesmo nome. Não assinado e não datado.
  • Origem/Historial: O autor do projecto das 7 pinturas parietais, datado de 1944, foi Adriano Sousa Lopes. No entanto, este autor terá apenas executado uma delas (MAR 2138), após o que lhe sobreveio a morte. As restantes foram já pintadas, em 1945, por dois outros pintores, Domingos Rebelo e Joaquim da Costa Rebocho. Este conjunto está relacionado com os seguintes objectos (2.0): Nº de inventário: MAR 2842 e MAR 2843; Denominação: 2 Credências; Localização: Salão Nobre Nº de inventário: MAR 2844 e MAR 2845; Denominação: 2 Canapés; Localização: Salão Nobre Nº de inventário: MAR 2846 e MAR 2858; Denominação: 12 Cadeiras; Localização: Salão Nobre
  • Incorporação: Encomenda ao pintor

Bibliografia

  • FRANÇA, José-Augusto - O Palácio de S. Bento. Lisboa: Assembleia da República, 2000
  • LEITÃO, Joaquim - O Palácio de São Bento. Lisboa: Assembleia Nacional, 1945, p. 82.
  • Diario de Noticias, 25 de Setembro de 1938.

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