Ficha de Inventário

A Tomada de Ceuta

  • Museu: Museu da Assembleia da República
  • Nº de Inventário: MAR 2139
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Adriano de Sousa Lopes; (Desenhador) Domingos Maria Xavier Rebelo (Pintor(a))
  • Datação: 1944/1945
  • Suporte: Estuque em parede.
  • Técnica: Têmpera sobre estuque em parede.
  • Dimensões (cm): Alt. 413 x Larg. 337
  • Descrição: Pintura a têmpera sobre estuque em pano de parede rectangular com orientação vertical. Composição figurada e historiada, de teor narrativo desenvolvido do canto inferior esquerdo para o canto superior direito e construída com perspectiva inclinada de cima para baixo. Representação de uma cena de batalha corpo-a-corpo guerreiros de armaduras metálicas cristãs quatrocentistas (couraças, elmos, pernas e botas), divididos em 2 grupos (à direita e à esquerda), tentando atravessar uma muralha ameiada que envolve um aldeamento de cor branca (medina). No primeiro plano estão 3 espectadores observando a batalha, representados de costas e situados num nivel mais elevado (proa de uma embarcação acostada): 2 frades tonsurados, orando e envergando hábito franciscano, flanqueando um um bispo que empunha a Cruz, em prata e ouro, trajando pluvial (ou capa de asperges) vermelho brocado e bordado a ouro com motivos florais e vegetalistas e cena do Calvário em escudo nas costas (e outra cena sacra cortada à direita), mitra vermelha e dourada com cenas sacras, hábito branco e luvas vermelhas. À esquerda destes estão 2 soldados a cavalo (o primeiro num cavalo escuro e o segundo num cavalo branco), transportando bandeiras com as Armas de Portugal quinhentista (o primeiro tem bandeira de branco com paquife de acanto e timbre de elmo e escudo português com bordadura vermelha de castelos a ouro alternados com flor-de-lis azul, as quinas azuis em branco; o segundo tem bandeira com as Armas antigas de Portugal). Ao lado destes, ao fundo, há um grupo soldados em direcção à muralha. À esquerda da muralha vê-se o mar, de cor azul cobalto, e 4 naus vicentinas de velas enfunadas acostando. À direita da composição há um outro grupo de soldados lutando contra guerreiros com trajo militar árabe (de branco com turbantes e fotas) em frente a uma porta em arco mourisco, aberta na muralha. Em baixo, à direita, do lado direito oposto ao dos soldados a cavalo, estão homens (vê apenas o primeiro) tocando cornetas de guerra com a bandeira portuguesa quinhentista. No canto inferior direito, à direita do frade mas num plano mais abaixo, está um besteiro com capacete e couraça metálicos, trajando de púrpura. Trata-se da representação iconográfica da Tomada de Ceuta, em 21 de Agosto de 1415. Assinado e datado a vermelho no canto inferior esquerdo: «DOMINGOS REBÊLO / PINTOU».
  • Origem/Historial: O autor do projecto das 7 pinturas parietais, datado de 1944, foi Adriano Sousa Lopes. No entanto, este autor terá apenas executado uma delas (MAR 2138), após o que lhe sobreveio a morte. As restantes foram já pintadas, em 1945, por dois outros pintores, Domingos Rebelo e Joaquim da Costa Rebocho. Este conjunto está relacionado com os seguintes objectos (2.0): Nº de inventário: MAR 2842 e MAR 2843; Denominação: 2 Credências; Localização: Salão Nobre Nº de inventário: MAR 2844 e MAR 2845; Denominação: 2 Canapés; Localização: Salão Nobre Nº de inventário: MAR 2846 e MAR 2858; Denominação: 12 Cadeiras; Localização: Salão Nobre
  • Incorporação: Encomenda ao pintor

Bibliografia

  • FRANÇA, José-Augusto - O Palácio de S. Bento. Lisboa: Assembleia da República, 2000
  • LEITÃO, Joaquim - O Palácio de São Bento. Lisboa: Assembleia Nacional, 1945, p. 82.
  • Diario de Noticias, 25 de Setembro de 1938.