Descrição: Gravura a preto e branco sobre papel retangular, disposto na vertical. No eixo central da composição está retratado António Júlio de Frias Pimentel, de idade adulta, em busto, a três quartos para a esquerda. Olha para a sua esquerda, ligeiramente para cima, tem o rosto largo, com bochechas caídas, com matacões, expressão serena, o cabelo escuro, curto, ligeiramente ondulado, penteado para a frente nos lados e para a esquerda em cima (sem risco), salientando a testa e tapando a parte de cima da orelha. É forte, veste terno composto por casaco escuro, aberto (sem botões visíveis), com insígnia radiada, encimada por coroa régia, na lapela, com a metade esquerda parcialmente tapada pela aba do casaco, colete escuro com 4 botões visíveis, fechado, camisa clara lisa, com botão quadrado, de colarinho subido, fechado, com laço escuro (as calças não são visíveis).
Fundo branco.
Inscrição abaixo da figura, à esquerda (impressa): «Lith. de M.L. da C.ta R.N. dos M.tes n.º 12 Lx.ª», à direita: «Sendim lith.» e em baixo, ao centro: «ANTONIO JULIO DE FRIAS PIMENTEL Do Cons.º de S. Mag.e F., e do Supr.º Trib.al de Justiça / &. &. &..»
Selo branco no canto superior esquerdo, com coroa encimada por Cruz, rebaixada por sequência encadeada de A maiúsculos e rematada na base por filactera semicircular.
Incorporação: Oferta por intermédio do Secretário da Assembleia Nacional, Dr. Joaquim Leitão.