Descrição: Gravura a preto e branco sobre papel retangular, disposto na vertical. No eixo central da composição está retratado Visconde de Portocarrero, de meia idade, a meio corpo, sentado numa cadeira (visível apenas o ângulo do cachaço com o espaldar) a três quartos para a direita, com o braço esquerdo ligeiramente fletido e a respetiva mão fechada, em punho, apoiando os nós dos dedos (ao nível do metacarpo) sobre o fémur da perna correspondente, e o braço direito com o cotovelo e antebraço apoiados sobre uma superfície circular, aparentemente canelada, com a respetiva mão metida no casaco, no espaço entre o 1º e o 2º botões.
Olha de frente para o espectador, tem o rosto ovalado largo, com patilhas grisalhas, expressão serena, com leve sorriso esboçado, o cabelo grisalho, curto, liso, apartado à esquerda, penteado para trás nos lados, salientando a testa e recortando a orelha. Tem constituição normal, veste terno composto por casaco escuro com fileira dupla de 2 botões, fechado, com grande dobra nos punhos, colete claro (botões não visíveis), fechado, camisa clara lisa, de colarinho subido, fechado, com laço escuro, e calças de cor média, vincadas.
Fundo branco com projeção de sombra atrás do retratado, mais intensa em baixo.
Inscrição abaixo da figura, à esquerda (impressa): «Lith. de Maurin. Lx.ª», à direita: «Lyth. de Maurin.» e em baixo, ao centro: «VISCONDE DE PORTOCARRERO.»
Selo branco no canto superior esquerdo, com coroa encimada por Cruz, rebaixada por sequência encadeada de A maiúsculos e rematada na base por filactera semicircular.
Incorporação: Oferta por intermédio do Secretário da Assembleia Nacional, Dr. Joaquim Leitão.