Data de nascimento/óbito: 06 de março de 1799 - 07 de outubro de 1850
Local de nascimento/óbito: Pirenéus Orientais - Paris
Biografia: Retratista e litógrafo, Nicolas Eustache Maurin nasceu em Perpignan, nos Pirenéus Orientais, a 06 de Março de 1799. Era o filho mais novo do pintor Pierre Maurin e irmão do também artista Antoine Maurin e foi discípulo do mestre Regnault.
Maurin recebeu as suas primeiras lições artísticas no estúdio do seu pai. Recebeu uma mesada da cidade e do departamento para estudar em Paris, o que lhe permitiu entrar no atelier de Henri Regnault como aluno. Expôs no Salão de Paris em 1833, 1834, e 1835.
Estabeleceu-se como litógrafo em 1830 e distinguiu-se principalmente com algumas imagens divertidas e eróticas de diferentes tipos de mulheres. Ele é notável como pintor de modas e modos, dos quais se destacam os seguintes exemplos: Amor, Modéstia, Ternura, Fósforo de Amor, Câmara Nupcial, Dia após o Casamento, Sagrado e Profano, e Amor Maternal e Conjugal. Também produziu a série Iconografia de Contemporâneos (Iconographie des contemporains), e uma série de 163 retratos intitulada Celebridades Contemporâneas (Célébrités contemporaines), onde documentou a influência burguesa em França durante o reinado de Luís Filipe.
Maurin morreu em Passy, Paris, em 7 de Outubro de 1850, com cinquenta e um anos de idade.
* Informações in BENEZIT, Emmanuel - Dictionnaire Des Peintres, Sculpteurs, Dessinateurs Et Graveurs, Vol. 7, Paris, 1999, p. 276.