Descrição: Gravura a preto e branco sobre papel retangular, disposto na vertical. No eixo central da composição está retratado o Cardeal Patriarca D. Guilherme I, de meia idade, a meio corpo, de frente, ligeiramente voltado para a direita, com os braços fletidos, tendo o antebraço direito uma inclinação de 60º e a respetiva mão direita, com anel redondo de orla perolada, na direção do peito - em gesto de bênção - e o antebraço esquerdo em linha recta horizontal com a respetiva mão sobre o abdómen. Olha em frente, de forma algo vaga, tem o rosto ovalado, glabro, com patilha (suíça) nivelada pelo lóbulo da orelha, expressão serena mas compenetrada, o cabelo grisalho claro, curto, liso, recortando a orelha e parcialmente coberto por chapéu cardinalício (trapezoidal, em aresta frontal, rematado por borla).
Tem constituição normal, veste traje cardinalício, com cabeção, capelo liso com 7 botões visíveis (os de cima estão tapados pela mão direita e os de baixo pela esquerda) e insígnia com a Cruz de Cristo, e casula rendada com motivos vegetalistas.
Fundo branco e liso com sombreado em degradé (mais escuro em baixo e clareando para a parte superior) atrás do retratado.
Inscrição abaixo da figura, ao centro (impressa): «Lith. de Maurin.» e em baixo, ao centro: «D. GUILHERME I. CARDEAL PATRIARCHA.»
Selo branco no canto superior esquerdo, com coroa encimada por Cruz, rebaixada por sequência encadeada de A maiúsculos e rematada na base por filactera semicircular.
Incorporação: Oferta por intermédio do Secretário da Assembleia Nacional, Dr. Joaquim Leitão.