Descrição: Gravura a preto e branco sobre papel retangular, disposto na vertical. No eixo central da composição está retratado Visconde de Ovar, de meia idade, a meio corpo, a três quartos para a esquerda, com os braços para baixo.
Olha para o espectador, tem o rosto ovalado, de ossatura marcada, suíças até à base do maxilar, bigode grisalho muito claro, expressão séria, com o sobrolho algo carregado mas sem severidade, o cabelo grisalho muito claro, curto, liso, apartado à esquerda, penteado para a frente nos lados e para o lado direito em cima, salientando a testa e recortando a orelha.
É magro, veste farda de militar, com dolman abotoando verticalmente, ao meio do peito, com 6 botões, colarinho subido com motivos vegetalistas, dragonas, 2 insígnias radiadas, grandes, e 2 mais pequenas pendentes de fitas ansadas, 1 das quais cruciforme e outra circular, no seu lado esquerdo do peito, e outra pequena pendente de fita do lado oposto.
Fundo branco com projeção de sombra atrás do retratado.
Inscrição em baixo, à esquerda, abaixo da figura (impressa): «L. Maurin Lith.», à direita (impressa): «Lith. de Maurin.» e mais abaixo, também ao centro (impressa): «VISCONDE D'OVAR.» (o "N" de ViscoNde está em espelho).
Selo branco no canto superior esquerdo, com coroa encimada por Cruz, rebaixada por sequência encadeada de "A" maiúsculos e rematada na base por filactera semicircular.
Incorporação: Oferta por intermédio do Secretário da Assembleia Nacional, Dr. Joaquim Leitão.