Descrição: Cadeira de madeira castanha, escurecida, com espaldar recto formado por duas peças de secção quadrada paralelas, encosto rectangular e assento trapezoidal, ambos estofados a veludo grená. Pernas lisas, de secção quadrada, sendo as anteriores rectas e as posteriores em forma de sabre.
O estofo original era de napa bege e a madeira em tom natural.
Origem/Historial: Cadeira de um conjunto de 100 encomendado à firma Raul Azevedo L.da em 1978, para a sala das sessões da Assembleia da República.
Este conjunto foi feito com base nas cadeiras encomendadas aos Grandes Armazéns Alcobia em 1972 para a Sala das Sessões dos Deputados à Assembleia Nacional (processo de encomenda na antiga Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais - cota: DGEMN-ED 125 / DSARH / PT; Denominação: Projecto desenhado; Localização: IRHU - vide imagem do desenho no campo «Doc. associada» desta ficha de inventário). Todas estas cadeiras permaneceram nesta sala até 1999, quando foram substituídas por cadeiras de braços com o símbolo da Assembleia da República no espaldar.