Descrição: Cadeira de madeira castanha, com espaldar recto formado por duas peças de secção quadrada paralelas, encosto retangular e assento trapezoidal, ambos estofados a napa bege. Pernas lisas, de secção quadrada, sendo as anteriores rectas e as posteriores em forma de sabre.
Pertence ao conjunto de cadeiras adquiridas em 1972 aos Grandes Armazéns Alcobia para uso dos deputados na sala da Assembleia Nacional, tendo aí permanecido até 1999, quando foram substituídas por cadeiras de braços com símbolo da Assembleia da República no espaldar.
Origem/Historial: Cadeira de um conjunto encomendado aos Grandes Armazéns Alcobia, em 1972, para a Sala das Sessões dos Deputados.
Estas cadeiras acabaram por ficar primeiramente colocadas na Sala das Sessões da Câmara Corporativa e só em 1976 transitaram, finalmente, para a primeira sala, onde estiveram até 1999.
Processo de encomenda na antiga Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (cota: DGEMN-ED 125 / DSARH / PT; Denominação: Projecto desenhado; Localização: IRHU). Vide imagem do desenho no campo «Doc. associada» desta ficha de inventário.
Incorporação: Adquirida pela Comissão para Aquisição de Mobiliário do Ministério das Obras Públicas.