Ficha de Inventário

Estudos para a tela Cortes Constituintes de 1821

  • Museu: Museu da Assembleia da República
  • Nº de Inventário: MAR 518-525
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: José Maria Veloso Salgado (Pintor(a))
  • Datação: 1920
  • Suporte: Tela de algodão; madeira.
  • Técnica: Pintura.
  • Dimensões (cm): Alt. 84 x Larg. 143
  • Descrição: Conjunto de oito estudos de figuras masculinas, todas elas modeladas pela luz e pela cor, estando as suas formas volumétricas destacadas do fundo maioritariamente branco (não pintado). Os estudos estão agrupados em "passe-partout" e com moldura dourada, entalhada, com cordão de pérolas, friso liso e ornatos vegetalistas. A dimensão espacial é sintetizada por meio de manchas de tonalidade pardacenta que contornam algumas figuras ou que simulam a projecção de sombras. Cada estudo encontra-se assinado e datado pelo autor ("J.V.Salgado / 1920"). Do canto superior esquerdo para o inferior direito: - dois homens adultos, de cabelos escuros, curtos, lisos, e rostos glabros, conversando. O da esquerda, representado de corpo inteiro, de frente para o espectador, voltado a três quartos para a direita, veste fraque e calças cinzentos, está de pé, de pernas afastadas, inclinado sobre o segundo, apoiando a mão esquerda sobre as costas da cadeira daquele, e com as costas da mão direita apoiadas na anca; o segundo, representado a meio corpo, de frente para o espectador, voltado a três quartos para a esquerda, veste casaco cinzento e está sentado numa cadeira de espaldar, escrevendo sobre uma mesa, da qual foi apenas apontado o tampo com estreita mancha castanha. A noção de espaço foi dada através de duas manchas pardas que contornam a cabeça da figura sentada e que simulam a projecção de sombra das pernas da personagem em pé; assinado e datado no canto inferior direito. - um homem adulto, de cabelo escuro, curto, liso, e rosto glabro, sentado, recostado, de lado para o espectador, voltado a três quartos para a esquerda, olhando para a sua direita, inclinado para a frente, com as mãos apoiadas nos joelhos, vestindo fraque cinzento e calças escuras; assinado e datado no canto inferior esquerdo; - um homem adulto, de cabelo grisalho escuro e rosto glabro, sentado numa cadeira de espaldar forrada de veludo vermelho e com ornatos dourados nos braços, apresentado de costas para o espectador, voltado a três quartos para a direita, em perspectiva cavaleira, olhando em frente, com o braço direito esticado e mão apoiada sobre um livro, vestindo fraque cinzento e calças claras. A dimensão espacial é criada pela mancha pardacenta que envolve a figura; assinado e datado no lado direito; - um homem adulto, de cabelo escuro, curto, ondulado, e patilha prolongada em bico até meio do rosto, sentado, de lado para o espectador, voltado a três quartos para a direita, inclinado para a frente, apoiando a mão direita no respectivo braço da cadeira e o braço esquerdo no oposto. A dimensão espacial é simulada pela mancha pardacenta que parcialmente o envolve; assinado e datado no canto inferior esquerdo; - três homens adultos, de cabelos escuros, curtos, lisos, e rostos glabros, dispostos em composição triangular. O da esquerda está sentado, recostado, de frente para o espectador, voltado a três quartos para a direita, olhando para a esquerda, e vestindo casaco castanho claro; o da direita está igualmente sentado, numa cadeira de espaldar forrada de veludo vermelho e com ornatos dourados nos braços, de lado para o espectador, voltado a três quartos para a direita, ligeiramente inclinado para a frente, com os braços apoiados sobre os da cadeira e as mãos juntas, vestindo fraque e calças cinzentos; o do meio está de pé, inclinado sobre os outros dois, de frente para o espectador, voltado a três quartos para a direita, vestindo fraque cinzento ; assinado e datado no canto inferior esquerdo; - três homens dispostos em composição triangular invertida, sendo dois adultos, de cabelos escuros, curtos, lisos, e de rostos glabros, e o outro de meia idade, de cabelo grisalho claro e rosto glabro; o homem da esquerda está de pé, de frente para o espectador, a três quartos para a direita, olhando para a esquerda, segurando um livro debaixo do braço direito e vestindo fraque e calças cinzentos; o homem da direita está igualmente de pé, de frente para o espectador, em posição frontal, olhando a três quartos para a direita, de braços cruzados e vestindo fraque escuro e calças castanhas claras; o homem do meio está sentado numa cadeira de espaldar, recostado, apoiando os braços sobre os da cadeira, apresentado de frente para o espectador, voltado a três quartos para a direita, em perspectiva cavaleira, vestindo fraque e calças claros. A noção de espaço é proporcionada pela mancha parda que envolve as cabeças dos dois homens de pé e que se desenvolve desde os pés até por debaixo da cadeira do homem sentado; assinado e datado no canto inferior esquerdo; - dois homens de pé, de cabelos escuros, curtos, lisos, e rostos glabros, dispostos lado-a-lado; O homem da esquerda está de pé, de frente para o espectador, em posição frontal contraposta, apoiando a mão direita sobre um volume coberto por pano vermelho adamascado e com a mão esquerda dentro do casaco pela gola, vestindo fraque castanho escuro e calças castanhas douradas; o homem da direita está também de pé, de frente para o espectador, a três quartos para a esquerda, olhando na mesma direcção, com as mãos atrás das costas, vestindo fraque castanho dourado e calças cinzentas escuras. O espaço envolvente foi construído na sua quase totalidade, em tons de azul e pardo, sendo deixada em branco apenas a parte inferior da tela; assinado e datado no canto inferior esquerdo; - um homem adulto, de cabelo escuro, curto, ondulado e rosto glabro, sentado numa cadeira forrada de veludo vermelho com ornatos dourados nos braços, de frente para o espectador, voltado a três quartos para a direita, apoiando a cabeça na mão esquerda e segurando um livro na mão direita, com as pernas cruzadas, vestindo farda de general (casaco azul ultramarino com divisas douradas, calças claras e botas pretas de cano alto); assinado e datado à direita.
  • Origem/Historial: Estes estudos funcionaram como ensaios das formas, poses e atitudes das figuras e sua articulação numa posterior composição para a luneta que viria a decorar a Câmara dos Deputados, hoje Sala das Sessões, representando as Cortes Constituintes de 1821. Provavelmente depois de terem sido comprados ao autor, foram agrupados numa mesma moldura, tal como se apresentam hoje. Este objecto está relacionado com os seguintes objectos (2.0): Nº de inventário: ; Denominação: Cortes Constituintes de 1821 (Obra final); Localização: Sala das Sessões (Hemicíclo)
  • Incorporação: Adquirido ao autor

Bibliografia

  • Cadastro dos Bens do Domínio Privado - Museu - Mapa C. Lisboa: Ministério dos Encargos Gerais da Nação, Policopiado, 1964
  • LEITÃO, Joaquim - O Palácio de São Bento. Lisboa: Assembleia Nacional, 1945, p. 82.
  • NEVES, António Álvaro G. Soares - Catálogo do Museu Histórico-Bibliográfico privativo da Assembleia Nacional. Lisboa: Assembleia Nacional, Policopiado, 1940-1941
  • PEREIRA, H. T. - Inventário do Museu da Assembleia Nacional. Lisboa: Direcção Geral da Secretaria da Assembleia da República, Man, 1934-1935

Exposições