Ficha de Inventário

Estudos para a tela Cortes Constituintes de 1821

  • Museu: Museu da Assembleia da República
  • Nº de Inventário: MAR 526-531
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: José Maria Veloso Salgado (Pintor(a))
  • Datação: 1920
  • Suporte: Tela de algodão; madeira.
  • Técnica: Pintura.
  • Dimensões (cm): Alt. 84 x Larg. 143
  • Descrição: Conjunto de seis estudos de figuras masculinas, todas elas modeladas pela luz e pela cor, estando as suas formas volumétricas destacadas do fundo maioritariamente branco (não pintado, à excepção de dois estudos). Os estudos estão agrupados em "passe-partout" e com moldura dourada, entalhada, com cordão de pérolas, friso liso e ornatos vegetalistas. A dimensão espacial de quatro das telas é sintetizada por meio de manchas de tonalidade pardacenta que contornam algumas figuras ou que simulam a projecção de sombras; as duas restantes receberam um tratamento mais eleborado, por meio de fundos coloridos. Cada estudo encontra-se assinado e datado pelo autor ("J.V.Salgado / 1920"). Do canto superior esquerdo para o inferior direito: - três homens adultos, de cabelos escuros, curtos, lisos, e rostos glabros. Estão dispostos em composição triangular invertida. Mais avançado, o do meio, representado a meio corpo, está sentado numa cadeira de espaldar forrada de tecido vermelho, de frente para o espectador, voltado a três quartos para a direita e olhando para a esquerda, veste casaco castanho, tem o cotovelo direito assente sobre a mesa, apoia o queixo na mão correspondente e tem a mão oposta sobre um volume de papel. Atrás de si, o homem à esquerda, representado também a meio corpo, está de pé, com os braços cruzados, de frente para o espectador, voltado a três quartos para a esquerda e veste casaco cinzento. À direita, o terceiro homem está igualmente de pé e representado a meio corpo, de frente para o espectador, voltado a três quartos para a esquerda, veste casaco cinzento. A noção de espaço foi dada através. Assinado e datado no canto inferior direito; - quatro homens adultos, de cabelo escuro, curto, liso, e rosto glabro, vestindo casaco escuro, representados a meio corpo atrás de uma tribuna, estando o da esquerda de pé e os restantes três sentados. Atrás deles, surge outra tribuna com figuras esboçadas, não identificáveis. A composição dispõe-se em quarto de círculo direito. assinado e datado no canto inferior direito; - seis personagens adultas de frente para o espectador, representadas a três quartos para a esquerda, sendo três homens de cabelos escuros, rostos glabros e vestindo casacos escuros, e três mulheres de chapéu. A composição dispõe-se em quarto de círculo direito. Assinado e datado no lado direito; - sete homens adultos, de cabelos escuros, curtos, lisos, quatro dos quais sentados em cadeiras de espaldar forradas de tecido vermelho, com ornatos dourados, e os restantes de pé, estando o da esquerda atrás de uma mesa com toalha vermelha, de frente para o espectador, e os restantes de lado, voltado a três quartos para a esquerda. Três vestem casacos cinzentos, outros três casacos castanhos e, o do centro da composição, apresenta-se fardado de general, com casaco azul escuro, com galões e divisas nos ombros. Assinado e datado no canto inferior direito; - três homens adultos, de cabelos escuros, curtos, dois dos quais lisos e outro ondulado, rostos glabros. Estão dispostos em composição triangular invertida. Mais avançado, o do meio, representado de corpo inteiro, está sentado numa cadeira de espaldar forrada de tecido vermelho com ornatos dourados nos braços, recostado, de pernas cruzadas e mãos juntas sobre o joelho esquerdo, apresenta-se de frente para o espectador, voltado a três quartos para a esquerda, olhando na mesma direcção, e veste farda de oficial, de casaco azul escuro sem galões ou divisas, calças claras e botas pretas de cano alto. Atrás de si, o da direita está de pé, representado a meio corpo, de frente para o espectador, representado em posição frontal, vestindo casaco castanho e apoiando a mão direita nas costas de uma cadeira de pintura inacabada. O homem da direita, representado de corpo inteiro, de frente para o espectador, em posição frontal contraposta, apoia a mão direita sobre as costas da cadeira da personagem sentada, tem a mão oposta na anca, veste fraque castanho dourado, calças beges e sapatos rasos pretos. Assinado e datado no canto inferior esquerdo; - catorze homens adultos, morenos, sendo o da esquerda, em baixo, louro. Todos tês cabelos curtos, lisos e o rosto glabro. Quatro estão de pé, o segundo de braços cruzados, e os restantes dez estão sentados em cadeiras de espaldar forradas de tecido vermelho e com ornatos dourados nos braços. Um veste casaco bege, outro casaco castanho dourado e os restantes casacos e fraques escuros. O do canto inferior direito usa terno de colete claro. Assinado no canto inferior direito.
  • Origem/Historial: Estes estudos funcionaram como ensaios das formas, poses e atitudes das figuras e sua articulação numa posterior composição para a luneta que viria a decorar a Câmara dos Deputados, hoje Sala das Sessões, representando as Cortes Constituintes de 1821. Provavelmente depois de terem sido comprados ao autor, foram agrupados numa mesma moldura, tal como se apresentam hoje. Este objecto está relacionado com os seguintes objectos (2.0): Nº de inventário: ; Denominação: Cortes Constituintes de 1821 (Obra final); Localização: Sala das Sessões (Hemicíclo)
  • Incorporação: Adquirido ao autor

Bibliografia

  • Cadastro dos Bens do Domínio Privado - Museu - Mapa C. Lisboa: Ministério dos Encargos Gerais da Nação, Policopiado, 1964
  • LEITÃO, Joaquim - O Palácio de São Bento. Lisboa: Assembleia Nacional, 1945, p. 82.
  • NEVES, António Álvaro G. Soares - Catálogo do Museu Histórico-Bibliográfico privativo da Assembleia Nacional. Lisboa: Assembleia Nacional, Policopiado, 1940-1941
  • PEREIRA, H. T. - Inventário do Museu da Assembleia Nacional. Lisboa: Direcção Geral da Secretaria da Assembleia da República, Man, 1934-1935

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