Descrição: Tela rectangular, integrada em moldura trabalhada com ornatos vegetalistas dourados, estudando uma composição figurada, desenvolvida na horizontal, integrada num semicírculo simulando estrutura arquitectónica em luneta.
Ao centro destaca-se uma figura masculina - Manuel Fernandes Tomaz - sobre um estrado revestido de tecido vermelho, vestindo sobrecasaca escuro, colete e camisa brancos, de mão direita elevada. Atrás de si, e também sobre o estrado, está uma mesa igualmente revestida de veludo vermelho com barra inferior debruada a ouro, à qual estão sentados 3 personagens masculinos, estando o do meio vestido também de vermelho - Arcebispo de S. Salvador da Baía, Vicente da Soledad.
Do lado esquerdo da composição, um homem, também de sobrecasaca, debruça-se sobre a mesa. À sua esquerda agrupam-se 11 homens, 9 dos quais sentados e os restantes de pé, todos voltados para o personagem central.
Do lado direito da composição, agrupadas em semicírculo desde as traseiras da mesa, estão esboçadas cerca de 35 personagens masculinas sentadas e de pé, também voltadas para o personagem central. Atrás delas, distribuídas por bancadas dispostas em anfiteatro, encontra-se esboçada uma multidão.
No plano de fundo, entre dois reposteiros, ao cimo de um lance de degraus e atrás de uma balaustrada, encontra-se um cadeirão dourado, estofado de veludo vermelho, acima do qual se vislumbra parte de uma pintura de tema irreconhecível.
O pavimento recria mármore em quadrícula.
Assinado. Não datado.
Origem/Historial: No Catálogo do Museu da Assembleia Nacional, redigido pelo bibliotecário-arquivista Álvaro Neves entre 1940 e 1941, é feita referência aos Livros de Actas da Comissão Administrativa onde são feitas referências à execussão da tela:
- Livro de Actas de 1919 (acta da reunião do mês de Novembro) - «foi resolvido que a tela do tímpano da sala das sessões fosse pintada por mestre Veloso Salgado recebendo o artista dose contos»;
- Livro de Actas de 1921 (acta da reunião de Janeiro) - «o pintor Veloso Salgado propoz à Comissão Administrativa a venda dos esboços para a execussão do quadro Constituintes de 1821 pela quantia de oito mil escudos. [cf. actas nº 71] Porêm em 2 de Fevereiro alvitrou o artista que fosse deminuido o preço dos estudos e compensado com o prejuiso que sofreu com a pintura do mesmo quadro em forma alegórica a qual a Comissão resolvera substituir mudando de "motivo". Foi deliberado oferecer-lhe mais seis mil escudos [cf.acta nº 72] que o artista aceitou [cf. acta 73 e ordem de pagamento n.º 290]».
Esta pintura constitui a proposta de Veloso Salgado seleccionada pela Comissão Administrativa, para a composição da luneta que viria a decorar a Câmara dos Deputados, hoje Sala das Sessões. Preferida relativamente à "Alegoria à Lei e às Forças Produtivas da Nação", esta representa "As Cortes Constituintes de 1821" e viria a ser alvo de um outro estudo definitivo de composição mais pormenorizado, e de outros tantos de tratamento individual de cada personagem que compõe o conjunto.
Este objecto está relacionado com os seguintes objectos (2.0):
Nº de inventário: ; Denominação: Cortes Constituintes de 1821 (Obra final); Localização: Sala das Sessões (Hemicíclo)
Incorporação: Adquirido ao autor
Bibliografia
Cadastro dos Bens do Domínio Privado - Museu - Mapa C. Lisboa: Ministério dos Encargos Gerais da Nação, Policopiado, 1964
Cadastro dos Bens do Domínio Público - Museu. Lisboa: Repartição do Património da Assembleia Nacional, Policopiado, 1937-1938
Inventário Geral do Congresso da República. Lisboa: policopiado, 1919
LEITÃO, Joaquim - O Palácio de São Bento. Lisboa: Assembleia Nacional, 1945, p. 82.
NEVES, António Álvaro G. Soares - Catálogo do Museu Histórico-Bibliográfico privativo da Assembleia Nacional. Lisboa: Assembleia Nacional, Policopiado, 1940-1941
PEREIRA, H. T. - Inventário do Museu da Assembleia Nacional. Lisboa: Direcção Geral da Secretaria da Assembleia da República, Man, 1934-1935