Descrição: Pintura a óleo sobre tela rectangular, encaixilhada em bite de madeira escura e colada na parede.
Composição pictórica concebida em manchas largas e em tons de ocre, rosa claro, cinzento, sépia, preto, branco, azul esverdeado e vermelho, recriando um cenário com céu nebulado, que ocupa quase toda a metade superior da tela, e um murete com degraus, onde estão retratadas 4 figuras masculinas de corpo inteiro, em poses estáticas. Da esquerda para a direita:
- Manuel da Silva Passos apresenta-se de pé, de frente para o espectador e olhando para este, voltado a três quartos para a esquerda. Tem o cabelo curto, puxado para trás, de cor grisalha clara, rosto glabro, com patilhas, lábios fechados e expressão séria. Enverga capa escura, camisa branca fechada com plastron, calças de cor clara e calçado castanho. Tem os braços para baixo e as mãos juntas, de dedos cruzados;
- Almeida Garrett apresenta-se sentado, de frente para o espectador, a três quartos para a esquerda, com a cabeça voltada para o lado oposto e olhando nessa direcção. Tem o cabelo pela orelha, apartado à esquerda, barba "à passa piolho" e expressão afável. Everga casaco castanho, camisa de cor clara fechada com plastron, calças verdes e calçado escuro. Tem o braço direito apoiado no murete, segura luvas brancas na mão correspondente e o braço esquerdo flectido, com a mão respectiva apoiada na coxa da perna correspondente;
- Alexandre Herculano apresenta-se de pé, de frente para o espectador e olhando na direcção deste, a três quartos para a esquerda. Tem cabelo curto, escuro, puxado para trás, pronunciando a avançada calvície, o rosto glabro, lábios fechados e expressão séria. Enverga trajo escuro, de cor sépia, camisa de colarinho claro e plastron. Tem os braços cruzados sobre o peito. Regista-se a ausência da representação das pernas e pés da personagem;
- José Estevão de Magalhães apresenta-se de pé, de frente para o espectador e olhando para este, voltado a três quartos para a direita. Tem o cabelo curto, escuro, puxado para trás, pronunciando a avançada calvície, bigode e pera, lábios fechados e expressão solene. Enverga terno escuro, camisa branca fechada com laço e calçado castanho. Tem o braço direito para baixo, com a mão apoiada nas calças, e o braço esquerdo flectido, segurando um sobretudo castanho.
Tem assinatura no canto inferior direito: «Columbano».
Incorporação: Encomenda ao autor
Bibliografia
AFONSO, Simonetta Luz; MOURÃO, Cátia e SILVA, Raquel Henriques da - Os Espaços do Parlamento - da Livraria das Necessidades ao Andar Nobre do Palácio das Cortes (1821-1903). Lisboa: Assembleia da República, 2003
FRANÇA, José-Augusto - O Palácio de S. Bento. Lisboa: Assembleia da República, 2000
LEITÃO, Joaquim - O Palácio de São Bento. Lisboa: Assembleia Nacional, 1945, p. 82.
NEVES, António Álvaro G. Soares - Catálogo do Museu Histórico-Bibliográfico privativo da Assembleia Nacional. Lisboa: Assembleia Nacional, Policopiado, 1940-1941
ELIAS, Margarida - A Recepção Crítica de Columbano Bordalo Pinheiro (1857-1987), dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2002.
ELIAS, Margarida - Columbano no seu Tempo (1857-1929), tese de Doutoramento apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2011.