Descrição: Tela rectangular, disposta na vertical, integrada em moldura dourada com ornatos vegetalistas (folhas de acanto e de loureiro).
Composição centralizada, em tons de ocre, branco, sépia e rosa, com retrato masculino a meio corpo num interior arquitectónico (Sala das Sessões da Câmara dos Deputados em 1914, com vista para a galeria do Corpo Diplomático e para as tribunas públicas adjacentes).
No primeiro plano, ao centro, vê-se um homem em idade adulta (o arquitecto Miguel Ventura Terra, autor da sala onde esta retratado), de pé, representado até meio da perna, a três quartos para a esquerda. Enverga trajo masculino de cor escura, com chepéu de abas curtas, sobretudo sobre casaco e camisa branca com plastron da mesma cor. Tem o rosto ovalado largo, olhos escuros, bigode com guias retorcidas e levantadas, e pera. Tem expressão séria. Na mão direita segura uma caneta de aparo escura, com a qual desenha a planta da sala onde se encontra; apoia a mão esquerda sobre uma bengala.
Assinado e datado no canto inferior esquerdo.
Incorporação: A obra é propriedade dos herdeiros do retratado e está em depósito na Assembleia da República desde 2003.
Bibliografia
AFONSO, Simonetta Luz; MOURÃO, Cátia e SILVA, Raquel Henriques da - Os Espaços do Parlamento - da Livraria das Necessidades ao Andar Nobre do Palácio das Cortes (1821-1903). Lisboa: Assembleia da República, 2003
MOURÃO, Cátia - Núcleo Museológico de Estudos para o Hemiciclo. Divisão de Edições da Assembleia da República, Lisboa, 2015.
AA.VV. – Arquitecto Miguel Ventura Terra (1866-1919), catálogo da exposição, coordenação: Teresa XARDONÉ e Rui COSTA e Maria de Lurdes RUFINO, comissariado: Cátia Mourão, Isabel Marques, Manuela Ferrão, Susana Oliveira e Teresa Fonseca, Assembleia da República, Lisboa, 2009.
Exposições
Núcleo Museológico de Estudos para o Hemiciclo
Ala nordeste do andar nobre do Palácio de São Bento (átrio da Biblioteca e acesso ao edifício projectado pelo arq. Fernando Távora)